“Natal da Família” começa a ganhar forma em Chapecó

Iniciou a montagem do cenário que irá compor a decoração natalina 2017 em Chapecó. Neste ano, a abertura da programação cultural e o acendimento das luzes do “Natal da Família” acontecerá no início de dezembro. A praça já está isolada para facilitar a logística de trabalho das equipes responsáveis para confecção dos adereços, instalação e jardinagem do espaço. “O encanto, a espiritualidade e a magia em torno da data naturalmente já contagiam a todos. A decoração e o brilho das luzes que o Município promove contribuem para fomentar o turismo e o comércio, mas acima de tudo, aflorar os sentimentos de amor, união e fraternidade entre as famílias”, destaca o Prefeito, Luciano Buligon.

Nesta edição o projeto da decoração traz como inspiração temática: o branco da paz representado pela neve. Após uma pesquisa histórica sobre os registros de nevasca em Chapecó, ocorridos em dois anos nas décadas de 60 e 80, se trabalhou no decorrer do ano em um projeto cenográfico, voltado ao lúdico e à imaginação, em cores brancas, trazendo a simbologia da paz.

Compõem a decoração seis cenários que dialogam entre si. Os itens utilizados nas outras edições são reformados e ganham uma nova cara pelas mãos do artista Digo Cardoso. De acordo com ele, a ideia é deixar os personagens, feitos de fibra, mais urbanos, utilizando spray, e fazer com que, principalmente as crianças, percebam todos eles mais divertidos e se aproximem mais desta temática. “Estou fazendo a pintura das estátuas, trazendo cores vivas, e utilizando a linguagem que uso em meus desenhos, como texturas, respingos e a própria paleta de cores que eu utilizo nas ruas”, conta o artista.

De acordo com o Prefeito, o projeto traz o aconchego entre as pessoas e a expressão dos sentimentos como foco principal. “O projeto instiga o encantamento, principalmente das crianças, sensibiliza as pessoas a fazer uma pausa em sua rotina para compartilhar momentos, interagir e demonstrar seus sentimentos. Já que o nosso foco principal é sensibilizar e unir as famílias”, disse Buligon.

Ao todo, 800 mil microlâmpadas de Led irão compor a decoração natalina, sendo 300 mil na Praça Coronel Bertaso e 150 mil pela Avenida Getúlio Vargas. que também irá receber diferentes itens, como lampiões, Papais Noéis e arabescos. Ainda, 350 mil microlâmpadas comporão a “Rua Dançante”, uma das principais atrações desta edição.

Inspirada no natal de 2016 realizado na cidade de Malaga, no Sul da Espanha, a Rua Dançante contará com microlâmpadas em mais de 400 canais, que possibilitam a criação de diferentes movimentos. A atração foi desenvolvida com uma tecnologia especial para comemorar os 100 Anos de Chapecó. A Rua Dançante será estruturada no largo da Catedral Santo Antônio, por 48 metros, e prevê intensificar as emoções de toda a comunidade com show de luzes todas as noites.