Reunião trata sobre a estiagem em Chapecó

A situação da estiagem em Chapecó foi debatida durante reunião na Secretaria de Defesa do Cidadão de Mobilidade, na tarde desta terça-feira, que contou com a participação do diretor responsável pela pasta, Clóvis Ari Leuze, do vice-prefeito, Itamar Agnoletto, do secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, do diretor de Agricultura, Jonas Bringhenti, do gerente de trânsito, Alaor Galvão do Amaral, do gerente da Casan, Bruno Eleotero, e dos agentes da Defesa Civil, Adson Batista Medeiros e Luís Paulo Lara.

De acordo com o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o objetivo foi avaliar a situação da estiagem e encaminhar o levantamento da documentação para um provável decreto de situação de emergência.

“Com o decreto a Casan poderá agilizar a perfuração de três poços, que nós já tínhamos cobrado mesmo antes de assumir a administração. Além disso a Casan anunciou que deverá ampliar o rodízio nas próximas horas. Nós pedimos para a população que economize água pois a previsão é de pouca chuva”, disse Itamar.

O diretor de Agricultura, Jonas Bringhenti, afirmou que há três meses chove abaixo da média em Chapecó. Isso está trazendo prejuízo para as lavouras de safrinha, principalmente de milho, e também na implantação de pastagens. Além disso a secretaria de Infraestrutura está levando água para propriedades do interior, tanto para consumo humano quanto consumo animal.