Chapecó tem Ópera com entrada gratuita na próxima semana

Chapecó recebe na próxima terça e quarta-feira, dias 14, às 20h e 15, às 17h, no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a Ópera “Cosi Fan Tutte” de Mozart. O evento é uma iniciativa da Cia da Ópera em parceria com a Secretaria de Cultura.

Com entrada franca o objetivo é democratizar o acesso à ações culturais, popularizar e difundir esta linguagem artística, e oportunizar novas experiências culturais aos chapecoenses. Os ingressos podem ser retirados com antecedência na Secretaria de Cultura, junto ao Centro de Eventos na Rua Assis Brasil, 20D, das de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Ou, ainda, com uma hora de antecedência no dia do evento.

Sobre a Ópera

Também chamada de “A Escola dos Amantes”, a comédia foi composta por Mozart por encomenda do imperador austríaco Joseph II, e estaria baseada em uma história real, em Viena. A cena passa-se na cidade de Nápoles, onde dois jovens oficiais, confiantes na fidelidade das duas irmãs de quem estão noivos, aceitam fazer uma aposta com um velho amigo solteirão, que sustenta ser mais curta do que pensam a memória de uma mulher. Seguindo suas instruções, os oficiais disfarçam-se em outras pessoas para que cada um faça a corte à noiva do outro. Os dois têm como cúmplice a criada das irmãs, Despina. Após alguma resistência, as irmãs sucumbem às investidas dos “estranhos” com os quais marcam o casamento. No entanto, eles desaparecem, para voltar em seguida com os uniformes. Fica claro então neste momento, a revelação da farsa.

Composta por Mozart no apogeu do seu gênio criativo, superou até mesmo seus próprios e elevados padrões de variedade da imaginação. Momentos leves, alternados pelo drama e amargor dos personagens quando reconhecem que foram longe demais na brincadeira, compõe a criação. “Cosí fan Tutte” requer desempenhos sensíveis e muita inspiração dos cantores, orquestra e regente. É sobretudo, uma comédia pura com profundidade e emoção, que fala sobre os homens e seus costumes.

Outras informações na Secretaria de Cultura ou pelo telefone 3319 1010.