Escolas Municipais resgatam a comunicação por cartas

Corresponder-se por cartas pode até ser considerado um jeito antigo de comunicação, mas para as Escolas Básicas Municipais Goio-En e Ascendina Brasinha Dias, esta tem sido uma maneira de instigar a criatividade dos alunos e estimular à escrita. Em meio ao fácil acesso às tecnologias as instituições desenvolvem juntas o mesmo projeto: “Interagindo e se conhecendo através de correspondências”. A partir dele fazem um resgate histórico e mostram para os alunos como era antes de existir a internet.

As ações iniciaram no mês de outubro com objetivo de aproximar os estudantes das duas comunidades do interior de Chapecó. As ações consistem na escrita de cartas, cartões postais, recadinhos e desenhos, endereçados para o mesmo aluno da outra escola, que sempre responde as correspondências que recebe. Além de mostrar um novo jeito de se comunicar, o projeto traz práticas de escrita e instiga o conhecimento da língua estrangeira, já que envolve também a disciplina de inglês, estimula a criatividade por meio de cartões postais e desenhos, e ainda a próxima e ajuda os estudantes a criarem vínculos entre si.

De acordo com as professoras que desenvolvem o projeto a expectativa em enviar e receber as cartinhas fica estampada nos rostos das crianças. “Todos os estudantes tem um correspondente de idade semelhante, e desta forma os assuntos tem afinidade entre eles que estão demonstrando muita alegria, expectativa tanto em enviar quanto em receber e ler as cartinhas que recebem. A atividade está estimulando muito o gosto pela leitura e principalmente desperta a vontade de escrever corretamente”, conta a coordenadora da EBM Goio-En, Rosana Rodrigues.

As atividades respeitam um cronograma estabelecido na criação do projeto teórico, como dia para criação das cartinhas, dos cartões, dia de enviar e receber. O projeto encerra no final do mês de novembro onde todos os alunos que se corrsponderam, irão se conhecer. Para a aluna Daniele Rotava, de 8 anos, as aulas estão sendo ótimas. “Eu acho o máximo mandar e receber correspondências e estou ansiosa para conhecer meu amigo. Sem contar que aprendi melhor como escrever e ler”.

“A partir deste projeto, as escolas oferecem aos estudantes situações que estimulam o estabelecimento de vínculos afetivos e sociais e este é um passo muito importante na construção dos cidadãos”, disse a Secretária de Educação, Sandra Galera.