Operação “Lockdown Inverso” é realizada no distrito de Marechal Bormann

Uma nova ação da Operação Lockdown Inverso foi realizada na tarde desta sexta-feira, no distrito de Marechal Bormann para monitorar os positivados e também fazer testagem.

“Estamos realizando esta ação para cuidar da saúde das pessoas, fazer a busca ativa dos positivados e evitar o aumento do contágio”, disse o prefeito, João Rodrigues.

Somente no distrito de Marechal Bormann são 17 pessoas positivadas. Uma delas é a dona Janete Teixeira, de 54 anos, que está finalizando o período de isolamento. Ela somente saiu uma vez para ir no posto de saúde. Janete recebeu uma nova avaliação da equipe da Unidade Móvel, que é composta de médica, enfermeira e auxiliar.

“Graças a Deus e a vocês que estou bem, pensei que ia morrer e deixar meus filhos”, disse Janete. A equipe da Secretaria de Saúde, incluindo o secretário Luís Carlos Balsan, o adjunto Jader Danielli, além do prefeito, acompanhou outras visitas e também a testagem.

Quatro pessoas foram testadas por amostragem e todas tiveram resultado negativo. Um deles foi o ervateiro Valdir Bortolotto, de 59 anos.

“É importante essa ação, agora tenho a prova de que estou com saúde”, disse.

A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária acompanharam a ação. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, no caso de descumprimento do isolamento, é emitido um auto de infração, com multa de R$ 150,00 a R$ 500,00. Além disso vai gerar um termo circunstanciado pelo descumprimento do artigo 268 do Código Penal, que é “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”

O gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, disse que a partir desta sexta-feira a Vigilância Sanitária vai atuar juntamente com a Central de Monitoramento montada no Centro de Eventos.

“Se tiver qualquer suspeita de descumprimento de isolamento, eles vão até o local e, se necessário, chamam a Guarda Municipal”, disse Momoli.

Também nesta semana foram realizadas ações nas empresas realizadas pelo CEREST- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. De acordo com a enfermeira Michela Pertile, coordenadora do CEREST, o objetivo é garantir que os suspeitos para doença ou casos positivos permaneçam em isolamento domiciliar.

As inspeções ocorreram por denúncias para a central de monitoramento estratégico. As medidas adotadas são: o fechamento temporário do estabelecimento caso a pessoa contaminada esteja trabalhando para a desinfecção do mesmo; afastamento imediato das pessoas ; aplicação de multa aos envolvidos conforme o caso . Na última semana foram duas denúncias em empresas, 23 funcionários testados, desses cinco positivos que estavam trabalhando com sintomas leves e/ou assintomáticos; em outra empresa havia um funcionário positivo com atestado ativo trabalhando. Em ambas foram paradas as atividades até a devida desinfecção do local e realizado o afastamento imediato dos trabalhadores com atestado médico.

“Essas ações são importantes para inibir a propagação do vírus, proteger os trabalhadores e manter as empresas e comércio funcionando. Ainda as ações têm cunho preventivo e educativo e vão permanecer ativas”, disse Michela.