Background

Notícias

Estudantes do CEIM do Comércio criam "Barraca dos Sonhos"

Compartilhar

O CEIM do Comércio, juntamente com as famílias, desenvolveu o Plano Docente: “Sonhos...Vamos sonhar juntos? ”, para orientar as crianças a falarem sobre seus sonhos e auxiliá-las a transformá-los em realidade. O tema foi trabalhado por meio de conversas, produções artistas, experiências e brincadeiras. Uma das turmas, inclusive, montou uma Barraca dos Sonhos, um espaço especial dedicado para que as crianças possam falar sobre o que pensam e sentem sobre a temática.

Muitos foram os sonhos revelados: “Quero ser fazendeira”, “Quero ser jogador de futebol”, “Quero ser dentista”, “Quero ser compradora”, “Quero consertar carros”. A professora Cíntia, que atende a turma das crianças pequenas, relatou que se emocionou quando uma aluna revelou o seu sonho: “Eu chego a me arrepiar, porque quando eu questionei a aluna sobre qual era o maior sonho dela, ela respondeu que era dar um abraço na professora Cíntia! A aluna, também, fez um desenho nosso, eu e ela, de mão dadas, sem máscara, cheio de corações. Isso me tocou muito!

As famílias foram muito participativas no desenvolvimento das atividades, seguindo as orientações repassadas pelos professores, construíram com seus filhos um Móbile dos Sonhos. Para isso, pais e filhos conversaram sobre o resgate dos sonhos, indo além dos sonhos materiais. A entrega dos móbiles, ocorreu no dia 08/05/2021, no “Dia Estadual da Família na Escola” e o CEIM recebeu móbiles lindos! Há móbiles com fotos das famílias desejando paz, amor e saúde para todas as pessoas e estão todos expostos na instituição.

Andressa, mãe do aluno Lorenzo Martins de Oliveira, da turma de crianças bem pequenas, relatou que: “O móbile dos sonhos teve essa proposta de dialogar e interagir com a criança, falando a respeito dos sonhos dela. E foi muito interessante. O Lorenzo ajudou… eu separei todo o material que utilizamos na construção do móbile. O Lorenzo escolheu as cores e colou as estrelinhas com a cola quente. Foi uma atividade linda, um momento muito bonito em que podemos interagir em família. Também tivemos a oportunidade de levar o móbile até a escola e já vimos, também, o móbile lá colocado. Ficou, realmente, muito lindo e o Lorenzo aproveitou muito a atividade”.

Nos próximos dias, será realizada a “semana da realização dos sonhos”, momento em que as professoras e famílias irão organizar uma forma para que cada aluno realize seu sonho.