A Secretaria de Educação por meio da Gerência de Educação Especial em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPB), desenvolveu capacitação na área da Matemática através da utilização das técnicas de cálculo e da didática do Soroban, um instrumento que facilita a aprendizagem.
Participaram da formação professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de contribuir por meio de mediações, na formação dos alunos cegos ou com baixa visão, que utilizam este serviço, oportunizando e desenvolvendo a suas capacidades.
Oportunizar o atendimento educacional para alunos com deficiências é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação. Para que isso aconteça na prática são utilizados recursos e ações pedagógicas para as especificidades dos alunos. De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, as técnicas utilizadas são de grande importância para professores do ensino regular, para que tenham subsídios necessários, além de diversos recursos que possibilitam o ensino aprendizagem, oportunizando aos seus estudantes, a apropriação e produção do conhecimento. Além disso, o curso amplia o debate sobre educação inclusiva.
A atuação do professor como mediador na elaboração dos conceitos matemáticos aliado ao uso do Soroban para auxiliar nos cálculos contribui significativamente na aprendizagem e na autonomia dos alunos, possibilitando a formação de cidadãos críticos, participativos que irão conhecer a sua realidade e nela intervir de forma consciente, disse a Secretária.
O que é o Soroban
O Soroban é um recurso utilizado há muitos anos por japoneses para realizar cálculos matemáticos nas escolas, bancos, profissionais da engenharia e outros. É um recurso de simples manejo e torna os cálculos mais concretos. Além de auxiliar nos cálculos matemáticos, ainda estimula a coordenação motora, sendo capaz de desenvolver concentração, raciocínio lógico-matemático, atenção, memorização, percepção e cálculo mental, principalmente porque o operador é o responsável pelos cálculos por meios concretos, aumentando a compreensão dos procedimentos envolvidos.