Região Oeste quer investimento em infraestrutura

Investimentos em infraestrutura foram as principais demandas apresentadas por prefeitos, secretários e autoridades durante o primeiro Encontro Regional dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM). O evento foi realizado nesta quarta-feira, na Unochapecó, com alguns participantes no formato virtual.

O vice-prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto, disse que é urgente o investimento em rodovias. “Precisamos da duplicação da BR-282, melhorias na SC-283, energia elétrica e água”, disse o vice-prefeito.

O diretor de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Nadir Cervelin, que é gestor da 8ª Macrorregião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da Fecam, complementou as demandas da região, como terceiras faixas nas rodovias estaduais, investimento em internet e telefonia no meio rural, cisternas e auxílio aos produtores atingidos pela estiagem e auxílio às empresas dos setores mais atingidos pela pandemia, como o de eventos. Nisso também estão previstos investimentos em novos pavilhões Parque da Efapi, em Chapecó, além da recuperação do Centro de Eventos.

Secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, Marcelo Fett, que preside a Câmara, destacou a troca de experiências como fator importante para o desenvolvimento das economias, de acordo com a realidade de cada região.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, representou o presidente da Fecam, Clenilton Pereira, que está em Moscou negociando a compra de vacinas.

As demandas retiradas do encontro serão encaminhadas às autoridades governamentais, órgãos e instituições responsáveis.