Professores municipais de História e Geografia realizam capacitação

A Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação de Chapecó, está realizando entre os dias 17 a 21 de maio de 2021 formações como parte da 19ª Semana Nacional de Museus, sob a temática “O futuro dos Museus: Recuperar e imaginar”.

Nesta primeira formação tivemos o lançamento da Cartilha de Apoio Didático para os professores de História e Geografia da Rede Municipal de Ensino de Chapecó/SC, a qual aborda as transformações da paisagem da cidade, temáticas contempladas nos currículos de ambos os componentes curriculares.

Para o evento, o MHAC - Museu de História e Arte de Chapecó preparou e disponibilizou, de forma digital, um jogo de tabuleiro e material de apoio didático organizados para servirem como suporte aos professores em suas atividades.

O projeto desenvolvido pelos técnicos em Museu Cristiane Cecchin e Daniel Dalla Zen, tem por objetivo compreender a paisagem como um patrimônio cultural do município de Chapecó, buscando a conscientização da importância de sua preservação aliada ao desenvolvimento sustentável, bem como refletir sobre as transformações da paisagem e os seus efeitos nos impactos ambientais e na qualidade de vida da população.

De acordo com as articuladoras da Seduc, Luana Lise (Geografia) e Jaine Menoncin Voicolesko (História) o projeto vem a contribuir na prática do professor em sala de aula, uma vez que se trata da História de Chapecó e aborda o processo de ocupação, povoamento e os ciclos econômicos que influenciaram nas mudanças da paisagem da nossa cidade.

O gerente do Ensino Fundamental Marcelo Dal Piva acredita que “a formação continuada é fundamental para consolidar a construção, reconhecimento e valorização do conhecimento sociocultural das sociedades, material e imaterial, neste sentido entender que esse processo não está desvinculado dos diferentes setores e segmentos sociais e que as parcerias e esforços intersetoriais emergem enquanto propulsores de saberes significativos e plurais. Os museus são lugares repletos e privilegiados para formações continuadas e suas necessárias ressignificações nos espaços da docência”.

O evento está ocorrendo de forma on-line através da plataforma virtual Google Meet.