Background

Notícias

Vigilância Ambiental promove mutirão da dengue no bairro Efapi

Compartilhar

A Vigilância Ambiental promove neste sábado, das 7h30 às 11h30 um mutirão da dengue no Bairro Efapi, na região próxima da Unochapecó.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Karina Giachini, a medida leva em conta a situação Epidemiológica e Entomológica da Dengue no município de Chapecó, com 1.065 focos do mosquito Aedes aegypti cadastrados e 54 casos confirmados de dengue até o momento. Somente no bairro Efapi são 104 focos em 2021; sete casos de dengue e 458 ocorrências registradas.

“O mutirão tem como objetivo a retirada de ovos do mosquito do ambiente e, consequentemente, reduzir a infestação do mosquito no município. Teremos mutirão de visitas domiciliares, vigilância de reservatórios e eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti”, explicou Karina.

Entre as ações previstas estão inspecionar, vedar e tratar reservatórios de água sem vedação; eliminar criadouros de mosquitos Aedes aegypti; mobilizar a comunidade para a prevenção à dengue, zyka vírus e febre chikungunya, orientar sobre a separação dos resíduos e destinação correta e prevenção de zoonoses.

O mutirão vai envolver 40 Agentes de Combate à Endemias e 50 Acadêmicos da Unochapecó. Em caso de chuva a ação será cancelada.