Currículo de Conhecimentos Integrados é tema de reunião

Na manhã desta quarta-feira (09/06) a Secretaria de Educação - SEDUC realizou encontro virtual entre articuladoras do ensino fundamental – anos iniciais, Professores do Componente Curricular Conhecimentos Integrados e representantes da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade- SEDEMOB.

O objetivo foi discutir possibilidades simplificadas para facilitar o dia a dia dos professores na busca pelo êxito na aprendizagem e incluir assuntos relacionados às vivências dos estudantes através de temas contemporâneos e questões sociais de natureza global, fortemente ligados ao cotidiano da comunidade escolar.

De acordo com o Gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marcelo Dal Piva, “trabalhar este Componente Curricular é de extrema importância, pois estabelece reflexões e ações de prevenção, conscientização e bons hábitos em nossas vidas sociais, respeitando e conhecendo através de vivências e estudo os ambientes os quais os seres humanos são produtos e processos”.

Um dos temas que permeia o Currículo de Conhecimentos Integrados é o trânsito, por isso, a Equipe da SEDEMOB, através do diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Ari Leuze e da Coordenadora de educação para o trânsito, Clarice Worma, participou do encontro e incentivou a inclusão da temática nas aulas.

“Temos a melhor expectativa para esta parceria intersetorial, pois os problemas de trânsito podem ser amenizados através da conscientização desde a infância e de forma contínua”. disse o diretor Clóvis.

Segundo o professor Ivandro Garcia da Silva, “este primeiro momento de formação foi muito proveitoso, pois a troca de informações e conhecimentos fortalece nossa prática e me possibilitou perceber situações idênticas as que vivencio na minha realidade. Em sala de aula eu ensino mas também aprendo muito com as experiências trazidas pelos estudantes”.

A capacitação dos profissionais envolvidos deverá acontecer de forma contínua.