Educação promove encontro de formação para professores

A Secretaria Municipal de Educação de Chapecó promoveu o primeiro encontro presencial de formação para professores, nesta segunda-feira. Para o sucesso e segurança do evento em função da Pandemia da Covid – 19 e, para seguir as normas do PlanCon, os professores do ensino fundamental foram organizados em seis espaços distintos. Os profissionais da Educação Infantil por sua vez permaneceram nas Instituições que atuam para receber a formação. Já para os professores que se encontram em atividade remota, o momento foi mediado por softwares de videoconferência.

A formação continuada representa um dos compromissos da Rede Municipal de Educação em prol da qualificação do processo educacional, tendo em vista que esta modalidade formativa é fundamental ao fomento do diálogo e da interação entre todos os profissionais da educação.

Este momento de formação teve início com o 1º plano de aula de caráter diagnóstico, aprofundado com a assessoria da Profª Drª Cassia Ferri e envolve todos os professores que estão atuando de forma presencial ou remota atuando na docência.

Para a Secretária de Educação Astrit Tozzo, a formação presencial deste momento, é essencial e vem para qualificar ainda mais o fazer pedagógico bem como é um momento para enriquecimento da prática educativa na troca com os seus pares.

A finalidade da ação é garantir a manutenção da qualidade do ensino público municipal, fortalecendo os momentos de reflexão e articulação e através da socialização, alinhar os conhecimentos essenciais de cada ano e componente curricular.

“Neste primeiro encontro presencial para formação de professores de 2021, estamos aproveitando para estudo e análise dos componentes curriculares e também para trocar experiências. Passamos muito tempo fisicamente distantes dos nossos alunos e colegas e estamos precisando muito deste momento”, disse o professor Flávio Cezar dos Santos.