Secretaria de Educação capacita gestores

O setor de Articulação e Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó promoveu nesta quinta e sexta-feira uma capacitação para os gestores das 84 Instituições Educativas. O grupo foi dividido em quatro subgrupos, sendo que cada um deles teve a formação com duração de três horas, respeitando o distanciamento e fazendo uso de máscaras e álcool em gel.

O tema central foi “Gestão Democrática”, a qual aborda que a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola e possibilita o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas aproximando a escola e comunidade.

A capacitação abordou, ainda, questões cotidianas vivenciadas na gestão escolar, trazidas pela equipe organizadora, e os gestores as debateram. O momento foi mediado pela gerente de Articulação e Gestão Educacional Luciana Saccon e equipe.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, falou da importância e da responsabilidade da gestão escolar e dos novos desafios enfrentados pelo gestor no ano de 2021, enfatizando a importância da Formação Continuada e da qualificação dos gestores, a qual reflete no andamento da escola e da comunidade em que ele está inserido.

Para Luciana Saccon, que mediou a atividade, “a formação continuada do gestor apodera-se da necessidade de crescimento pessoal, cultural e profissional, abrangendo perspectivas individuais e coletivas. O gestor escolar necessita de formação para gestar os processos na escola, enfrentar os desafios e as demandas advindas da sociedade e da própria escola”.