Background

Notícias

Escola Municipal ensina os numerais de forma divertida

Compartilhar

Aprender a matemática de um jeito fácil e divertido é uma atividade rotineira na Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa, na Linha Faxinal dos Rosas. Lá os alunos, ainda pequenos, são apresentados aos números e estimulados a identificá-los no cotidiano.

As atividades envolvem histórias infantis, jogos e atividades distintas e prazerosas, que trabalham o reconhecimento dos numerais. Além da matemática o projeto interage com as disciplinas de linguagem oral e escrita e natureza e sociedade, tendo como foco principal mostrar a importância dos números no nosso dia a dia.

“Escolhi este tema porque acredito que a escola é um lugar de construir prazerosamente o conhecimento e esta atividade, por fazer parte do meu projeto, veio de encontro com a construção do saber, achei que foi muito importante no desenvolvimento da turma, pois aconteceu de forma lúdica e prazerosa onde as crianças conseguiram compreender e relacionar os números com a quantidade. A mesma foi realizada com muito entusiasmo e questionamentos das crianças, o que proporcionou muitos avanços para a turma”, conta a professora Claudete Grabrielli.

Dentre os objetivos do projeto está desenvolver o interesse de cada um tornando-os capazes de compreender com clareza as atividades e trabalhos aplicados na escola, superando as diferenças entre alunos em relação ao aprendizado. A ideia central é aumentar a autoestima das crianças e mostrar a capacidade que cada um tem de aprender.

O projeto abordou ainda a função social dos números no intuito de ampliar o conhecimento estimulando a curiosidade e a oralidade das crianças, estabelecendo relações entre quantidades e os numerais, utilizando diferentes representações para ampliar as habilidades matemáticas e reconhecer a importância dos números em diversas situações.

De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, “a ludicidade é um grande laboratório para o desenvolvimento integral da criança, pois é através das brincadeiras que a criança descobre a si mesmo e o outro, além de ser um elemento significativo e indispensável para que a criança possa aprender com prazer, funcionando como exercícios úteis e necessários á vida. A partir do momento em que o professor utiliza disso para ensinar o aprendizado é carregado de novas experiências e a escola se torna mais interessante”, disse.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?