Chapecó está há nove dias sem óbito por Covid

Há nove dias Chapecó não registra óbito por Covid. O último foi no dia 5 de julho. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que esse resultado é fruto de muito trabalho da Administração Municipal e da união da comunidade.

“Quero parabenizar a nossa equipe da Saúde pela dedicação e comprometimento, principalmente nos momentos mais difíceis. Tivemos coragem de enfrentar a doença, tomamos as medidas necessárias, ampliamos os leitos de UTI do HRO de 35 para 103 em parceira com o Estado, montamos 95 leitos no Centro de Eventos, fizemos testagem em massa, criamos o Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão e criamos a Operação Lockdown Inverso, com o monitoramento de pacientes e as unidades móveis de testagem e tratamento”, disse o prefeito.

Somente de agentes de saúde são mais de 300 que monitoram os casos positivos. Os casos ativos, que chegaram a 5,5 mil em março, desde abril estão na faixa entre 400 e 500 casos . Nesta quarta-feira estão em 453.

Além disso a UTI Covid do Hospital Regional do Oeste está com 23 pacientes de Chapecó e 49 de outros municípios, totalizando 72, para 103 leitos.

Graças a essa melhora a região também saiu há duas semanas do vermelho, no mapa de risco do governo do Estado.

A vacina tem avançado e Chapecó vem liderando a vacinação por faixa etária, graças a um ágil sistema de agendamento, sendo que já vacinou 35 anos e, nos próximos dias, vai abrir 34 anos. Mais de 110 mil pessoas já tomaram a primeira dose ou a dose única, o que representa quase a metade da população, que é de 224 mil habitantes segundo estimativa do IBGE. Da população adulta já passou dos 50%.