Escolas Básicas Municipais de Chapecó participam da 16º OBMEP

Durante o período de 5 a 23 de julho, aproximadamente 4,1 mil alunos, do 6º ao 9º da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, estarão envolvidos na realização da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Este número representa a participação de 21 Escolas Básicas Municipais na aplicação de avaliações compostas por 20 questões objetivas.

Após ser cancelada em 2020, devido ao contexto pandêmico, a 16ª OBMEP retorna em 2021 com um regulamento mais flexível em relação ao processo de aplicação das avaliações: as escolas têm autonomia em relação ao formato de realização, respeitando sua estrutura física e organização, desde que se obedeça ao período de 28 de junho a 03 de agosto.

A partir deste cenário, a equipe de professores de Matemática, juntamente com o articulador Guilherme Vogt e gestões escolares, buscaram uma plataforma para que a prova pudesse também acontecer de maneira on-line. Hoje, a Rede Municipal de Educação de Chapecó possui todos os alunos do 6º ao 9º com acesso individual ao sistema, possibilitando a realização da avaliação e análise dos resultados de maneira otimizada.

Os alunos João Lucas Rodrigues Fachin, do 9º ano, e Bruna Emanueli Vaz de Oliveira, do 8º ano, da Escola Básica Municipal Padre José Anchieta, receberam Menção Honrosa pelos resultados obtidos na 15ª OBMEP. Para eles, o resultado os estimulou a realizar a prova novamente e buscar resultados ainda melhores.

O bom rendimento dos alunos é fruto do trabalho da equipe de gestão, coordenação e professores que se empenham em envolver e estimular os alunos a participar e dedicar-se à prova. As professoras do componente de matemática explicaram que os simulados realizados ajudaram no preparo para a prova. “A OBMEP é uma busca de talentos da matemática, é uma garimpagem que se faz em nível nacional para incentivar o estudo e muitos alunos, inclusive, adquirem o gosto pela matemática, através da OBMEP”, explicou a professora de matemática Sandra Mara Ficagna Zolet.

De maneira geral, as escolas municipais participantes estimulam os alunos a se envolverem e alcançar bons resultados, além de usar todo o envolvimento com a Olimpíada como instrumento de aprendizagem.