Conselho Municipal da Defesa Civil é formado em Chapecó

Foi criado na manhã desta quinta-feira o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Chapecó. O ato de formação e posse foi no auditório da Prefeitura, comandado pelo prefeito João Rodrigues.

“A Defesa Civil no município existia, mas ainda como um penduricalho do Estado. Agora estamos estruturando este serviço para que atenda melhor as demandas da população. Para isso convidamos o subtenente Valter Luciano Hüning, que tem 30 anos de serviço nos bombeiros, para coordenar os trabalhos. É alguém que conhecimento e vai qualificar o serviço”, disse Rodrigues.

Hüning, aliás, será o presidente do Conselho. O vice, que também é da Defesa Civil Municipal, será Luís Lara. São 40 entidades, que representam mais de 30 mil pessoas, que formarão a entidade. A maioria dos representantes de cada uma delas esteve presente. Isso inclui a Administração Municipal com seus secretários de Saúde e Educação, entre outros, as forças policiais de segurança, entidades empresariais, universidades, clubes de serviço, órgãos públicos do Estado, conselhos profissionais, entre outros.

De acordo com Hüning, a Defesa Civil é conhecida por sua atuação em situações de desastre, como vendavais, enxurradas, estiagem e granizo. Mas a intenção é fortalecer a atuação preventiva.

“Com a formação do Conselho nós poderemos atuar mais fortemente em trabalhos de orientação e prevenção, como retirada de rocha numa área com risco de desabamento, retirada de famílias que estão em áreas de risco e corte de árvores que estão ameaçando casas. Também vamos fazer circular de maneira mais rápida as informações e dar agilidade no atendimento das demandas”, explicou.

A previsão é que as reuniões sejam realizadas bimestralmente. O telefone da Defesa Civil, para emergências, é 199.