Foi criado na manhã desta quinta-feira o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Chapecó. O ato de formação e posse foi no auditório da Prefeitura, comandado pelo prefeito João Rodrigues.
A Defesa Civil no município existia, mas ainda como um penduricalho do Estado. Agora estamos estruturando este serviço para que atenda melhor as demandas da população. Para isso convidamos o subtenente Valter Luciano Hüning, que tem 30 anos de serviço nos bombeiros, para coordenar os trabalhos. É alguém que conhecimento e vai qualificar o serviço, disse Rodrigues.
Hüning, aliás, será o presidente do Conselho. O vice, que também é da Defesa Civil Municipal, será Luís Lara. São 40 entidades, que representam mais de 30 mil pessoas, que formarão a entidade. A maioria dos representantes de cada uma delas esteve presente. Isso inclui a Administração Municipal com seus secretários de Saúde e Educação, entre outros, as forças policiais de segurança, entidades empresariais, universidades, clubes de serviço, órgãos públicos do Estado, conselhos profissionais, entre outros.
De acordo com Hüning, a Defesa Civil é conhecida por sua atuação em situações de desastre, como vendavais, enxurradas, estiagem e granizo. Mas a intenção é fortalecer a atuação preventiva.
Com a formação do Conselho nós poderemos atuar mais fortemente em trabalhos de orientação e prevenção, como retirada de rocha numa área com risco de desabamento, retirada de famílias que estão em áreas de risco e corte de árvores que estão ameaçando casas. Também vamos fazer circular de maneira mais rápida as informações e dar agilidade no atendimento das demandas, explicou.
A previsão é que as reuniões sejam realizadas bimestralmente. O telefone da Defesa Civil, para emergências, é 199.