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Secretaria de Saúde apresenta transporte por aplicativo

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A partir de segunda-feira cerca de 200 pacientes, 100 servidores da Secretaria de Saúde de Chapecó e outros serviços corriqueiros serão realizados via aplicativo de transporte. Outros serviços de busca de exames, transporte e vacinas, deslocamento de servidores para reuniões, também serão neste modelo.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que conheceu este modelo em visita a Criciúma.

“O objetivo não é só a economia com manutenção de veículos, renovação de frota, combustível e servidores. Estamos modernizando e inovando para melhorar o atendimento ao cidadão”, disse o prefeito.

Atualmente muitas vezes o serviço do transporte de pacientes de hemodiálise, por exemplo, é feito numa van. Então o deslocamento que poderia ser feito em menos de 20 minutos, pode demorar mais de uma hora. Além disso, os horários que um paciente termina o atendimento é diferente do outro, o que também aumenta a demora no retorno. Com um atendimento individualizado, por agendamento, o motorista do aplicativo vai busca o paciente em sua casa, com horário marcado. Depois que é atendido, basta ligar avisando que um motorista vai buscá-lo.

De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, atualmente são mais de 100 viagens por dia. O agendamento e as solicitações terão que passar por uma Central de Transportes, na Secretaria de Saúde, que tem os pacientes cadastrados. Essa central também vai definir se é um atendimento por aplicativo, ou um atendimento de urgência e emergência, que precisa ser feito com uma das ambulâncias do município ou do Estado.

Só poderá se transportado quem se enquadrar em alguns critérios, como pacientes com tratamento contínuo e com baixa renda, além de deslocamentos de servidores em serviço. Mas onde antes iam um funcionário da Saúde mais um motorista da Saúde, agora vai só um servidor. O gasto mensal é de R$ 320 mil, em média. A frota é de 60 veículos e ambulâncias, com 45 motoristas. Parte desses motoristas poderão ser remanejados para onde tem mais demanda, dentro da Prefeitura.

“Nós vamos prestar um serviço mais ágil ao cidadão e com previsão de economia de 40%”, disse Balsan.

O gerente da MOP Motorista Particular, Thiago Albino, disse que em Criciúma a economia foi de R$ 250 mil no primeiro ano. Ele afirmou que 130 motoristas da empresa, que foi a vencedora da licitação, estão disponíveis para o serviço.

“Nós fizemos uma capacitação para que eles prestem um serviço diferenciado, já que é um público que necessidade de mais cuidado e atenção”, destacou. O serviço também só pode ser prestado dentro dos limites do município.