O 1º de dezembro é dia de luta contra a AIDS e durante todo o mês são intensificadas as iniciativas voltadas à prevenção contra a doença. Dentro dessa proposta a Secretaria de Saúde de Chapecó, realizará uma série de atividades pelo Hospital Dia do Município que é o serviço de referência para os municípios da região no acompanhamento e tratamento às pessoas com HIV/AIDS dispondo de equipe multidisciplinar.
Desde 1984 quando começaram os registros da doença em Chapecó, foram registrados 811 casos, destes 439 em homens e 372 em mulheres. Ocorrem também casos de abandono do tratamento e acompanhamento; foram 112 casos, destes 69 homens e 43 mulheres. Foram registrados 07 óbitos causados pela doença, todos de homens. A orientação as pessoas para que em caso de suspeita, procure o Centro de Saúde do seu bairro e faça o exame do HIV. Quanto mais cedo você descobrir que tem o HIV melhor serão suas perspectivas.
Muitas pessoas que tem o HIV vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença em decorrência da infecção pelo HIV que é a AIDS. Mas essas pessoas podem transmitir o HIV à outras pessoas através de relações sexuais sem camisinha, pelo compartilhamento de agulhas, seringas, material para manicure, barbear, tatuagens, piercing, objetos perfuro cortantes contaminados, transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebê durante a gravidez, na hora do parto, leite materno. Infelizmente ainda hoje muitas pessoas fazem o diagnóstico dentro do ambiente hospitalar quando adoecem gravemente. Dificilmente uma pessoa que faz precocemente seu diagnóstico de infecção pelo HIV e procura acompanhamento médico adoece ou morre.
AIDS
A sigla em inglês significa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas naturais do organismo. A doença vem sendo combatida desde 1981, quando foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos. 1º de dezembro Dia Mundial de luta contra a Aids, foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser uma data de combate contra a doença, e também de mobilização da opinião pública sobre a gravidade da doença. Amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da Aids também um dos objetivos da campanha. No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços da mesma pelo país.
Programação para o mês em Chapecó
1 Intensificação da realização de testes rápidos da Secretaria Municipal de Saúde
Data: dezembro
Atividade: realização de testes rápidos anti-HIV
Público: população em geral usuários dos serviços
Material necessário: UBS deverão organizar conforme a necessidade
2- Projeto: Prevalência de Lesões Orais e índice de CPO-D Em pacientes portadores de HIV/AIDS atendidos no Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS de Chapecó
Data: 07/12/2017
Horário: 11:00 às 12:00
Atividade: apresentação da proposta pelo Prof. Me. André Guollo
Público: equipe do SAE em HIV/AIDS
Material necessário: data show e sala do SAE em HIV/AIDS
3- Palhaçaria em parceria com a UFFS
Data: 11/12/2016
Horários: 08:00 às 11:00
Atividade: brincadeiras, lanches e distribuição de brinquedos para crianças soropositivas
Público: crianças soropositivas até 13 anos
Material necessário: anexo
4- Dia D profissionais do sexo visita a locais autorizados no São Cristóvão
Data: dezembro
Horários: manhã e tarde
Atividade: distribuição de preservativos e orientações
Público: profissionais do sexo
Material necessário: carro para transporte da equipe, preservativos,...
5- Participação no IIº Simpósio de Doenças Crônicas Transmissíveis e não transmissíveis da UFFS
Data: 01/12/2016
Horários: 19:00 às 21:00
Atividade: mesa de debates com a presença da Dra. Jéssica DAgostini Tebaldi
Público: acadêmicos da UFFS
6- Participação no evento de rua organizado pelo GAPA
Data: 02/12/2016
Horários: manhã e tarde
Atividade: realização de testagem rápida
Público: população em geral
7- Visitas aos Centros de Saúde, CAPs e UPA/PA
Data: dezembro
Horários: manhã e tarde
Atividade: visitas com o objetivo de sensibilizar para a execução de testes rápidos, bem como prestar assessoria na gestão dos mesmos
Público: profissionais responsáveis pelos testes rápidos e coordenação do serviço