Prefeito e governador anunciam mais de R$ 60 milhões em investimentos em Chapecó

Mais de R$ 60 milhões em convênios para Chapecó foram anunciados pelo governador Carlos Moisés da Silva e o prefeito João Rodrigues, em ato realizado nesta quinta-feira, no Centro de Cultura e Eventos.

O principal deles é o Elevado da Bandeira, um convênio de R$ 35 milhões para resolver a situação de engarrafamento que ocorre na Rótula da Bandeira, no entroncamento da BR-480 (saída para a BR-282), com a avenida Fernando Machado, Avenida Leopoldo Sander e rua Humaitá. Nesse ponto é a saída/entrada Norte da cidade, que faz a ligação com a BR-282 e a maioria dos municípios da região e também para outras regiões do Estado e do país.

“É uma obra muito importante, em parceira com o Governo do Estado, para acabar com os engarrafamentos que prejudicam o empresário e o trabalhador. O elevado terá quatro pistas, passagem inferior e marginais para distribuir o trânsito. Tudo isso para dar conta do crescimento do município, que já é a quarta economia do Estado. E até fevereiro vamos lançar R$ 300 milhões em obras”, disse o prefeito.

Outro convênio assinado foi para substituir dois pavilhões antigos do Parque de Exposições Tancredo Neves, um da década de 70 e outro da década de 90, por uma nova estrutura com 8,8 mil metros quadrados.

Os pavilhões antigos somam cerca de cinco mil metros quadrados mas, pelo formato redondo, acabam dificultando um melhor aproveitamento do espaço em feiras, além de apresentarem alto custo de manutenção e goteiras. O novo pavilhão vai oferecer um espaço mais adequado e confortável para feiras e outros eventos. O valor estimado é de R$ 20 milhões

Um terceiro convênio, de R$ 5,3 milhões, será para a Patrulha Mecanizada, que é um conjunto de máquinas como vibroacabadora, patrola, rolo com pneus, rolo compactador, quatro caçambas e um espargidor de asfalto, que vai ser utilizado junto com a nova usina, inaugurada neste mês, para pavimentação asfáltica na cidade e interior.

Também foi assinado um convênio de R$ 1,99 milhão para manutenção e custeio das ações de enfrentamento à Covid, como ampliação de leitos, testagem, Ambulatório Verdão e Pós-Covid.

Durante o ato também foram liberados recursos para Educação destinados a municípios da região e um financiamento de R$ 150 milhões, do BRDE, para uma nova fábrica de empanados da Aurora Alimentos.

O governador Carlos Moisés Da Silva disse que enfrentou dificuldades no início, instabilidade política, mas que o Estado se destacou no enfrentamento da pandemia e agora está fazendo investimentos importantes.

Além do governador e do prefeito estiveram presentes no ato o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Augusto Vieira, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o Secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon, o presidente da Amosc e prefeito de Paial, Névio Mortari, o presidente da Câmara de Vereadores, João Marques da Rosa, além de deputados federais, estaduais, vereadores e outras lideranças.