Rede municipal de ensino retorna às aulas presenciais

A Rede Municipal de Ensino retornou às atividades escolares presenciais para o segundo semestre de 2021 nesta segunda-feira. A ideia é que a maioria dos 24 mil estudantes matriculados possam participar das aulas de forma presencial, exceto os que possuem alguma comorbidade, estes permanecerão no ensino remoto. Da mesma forma, é o procedimento em relação aos professores e demais Profissionais da Educação.

Para isso estão sendo tomados todos os cuidados relativos ao distanciamento social e higiene como: uso de máscaras, álcool em gel, aferição da temperatura, lavação das mãos e alimentação estão sendo tomados, da mesma forma que vinha ocorrendo no formato híbrido.

“Os estudantes, professores e demais profissionais da Educação estão seguindo todas as normas de prevenção à Covid e, neste momento os educadores já estão vacinados, o que contribui significativamente para a segurança de todos.

É um momento especial de retomada da aprendizagem e, ao longo dos próximos meses e nos anos seguintes precisaremos resgatar o que ficou defasado”, disse a secretária de Educação, Astrit Tozzo.

A estudante Lavínia Brancher Lemes, de nove anos, da EBM Rui Barbosa, comemorou o retorno, pois acredita que o estudo rende mais. “Eu e minha família estamos felizes com o retorno presencial, porque além de aprender mais, vamos ter uma rotina mais organizada. Quando era híbrido, tínhamos menos atividades e agora que voltou ser presencial, é mais fácil para tirarmos dúvidas com os professores”, explicou.

Muitos pais também aprovaram a volta do ensino presencial, como o caso de Sandra Mara da Silva, mãe do aluno Gabriel Arthur Pasin, de cinco anos, que estuda na EBM São Cristóvão. “Nossa esperança é que de hoje em diante tudo volte ao normal. Nossa família estava aguardando com grande expectativa este retorno, sabemos que estando na escola todos os dias a aprendizagem melhora”.

A mãe também diz se sentir segura quanto à organização do espaço físico na Instituição: “A organização aqui da escola está perfeita, nas filas de entrada pude perceber que todos usam máscara e não formam aglomerações, e já no portão, estão aferindo e a temperatura e fazendo uso do álcool”.