Museu disponibiliza cartilha online para apoio didático no ensino de história e geografia

Entre os dias 17 e 23 de maio de 2021 ocorreu, em todo o país, a 19ª Semana Nacional de Museus, sob a temática “O Futuro dos Museus: Recuperar e Imaginar”. O evento, promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), teve o intuito de divulgar as ações realizadas pelos museus brasileiros em alusão ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

Para participar da programação deste evento, os setores de Pesquisa e Comunicação do Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) desenvolveram uma cartilha de apoio didático para servir como suporte aos professores das áreas de Geografia e História do Ensino Fundamental em suas atividades na sala de aula, de forma continuada.

O objetivo principal do material, que tem como tema “As Transformações da Paisagem em Chapecó”, é oportunizar aos estudantes a compreensão sobre a paisagem natural como um patrimônio do município de Chapecó, buscando a reflexão sobre a importância de sua preservação aliada ao desenvolvimento sustentável. Neste contexto, possui o intuito de pensar sobre as transformações da paisagem e os seus efeitos nos impactos ambientais e na qualidade de vida da população.

O material foi lançado por meio de uma ação em parceria com a Secretaria de Educação do município, através de um Ciclo de Capacitação ofertado aos professores da rede municipal de ensino com o objetivo de apresentar a cartilha e discutir com os profissionais as possibilidades de utilizá-la como ferramenta didática nos trabalhos com a temática de História Regional em suas disciplinas.

Agora, a equipe do MHAC publica a cartilha de forma online através do site da Secretaria de Cultura. Com a disponibilização do arquivo digital, busca-se ampliar o acesso das demais redes de ensino (federal, estadual e privada), além de toda a população geral interessada à cartilha publicada. A cartilha pode ser acessada através do site da Secretaria de Cultura de Chapecó, no espaço dedicado ao Museu de História e Arte de Chapecó.