Biblioteca Pública Municipal de Chapecó promove evento em alusão aos 200 anos de Anita Garibaldi

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella promove, nesta terça-feira (10), às 19h, o bate-papo “Anita Garibaldi além do tempo: 200 anos do nascimento da heroína”. O evento tem o objetivo de valorizar a história de Anita e comemorar o seu bicentenário, que se completa neste mês de agosto. A conversa contará com a presença de Thais Dutra, jornalista, tradicionalista e autora de um livro sobre a “heroína de dois mundos”.

O evento será realizado de forma presencial, na sede da Biblioteca Pública, respeitando os protocolos sanitários e com público limitado. Durante o mês de setembro, nos dias 3 e 10, o mesmo bate-papo será realizado no CEU das Artes, no Bairro Efapi, com alunos de 7ª e 8ª série. A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está localizada no calçadão da Rua Benjamin Constant, 110E, Centro.

Anita Garibaldi

Anita Garibaldi nasceu em Laguna, no dia 30 de agosto de 1821. Revolucionária, esteve envolvida na Guerra dos Farrapos e nos processos de unificação da Itália, junto com seu marido Giuseppe Garibaldi, por isso é conhecida como “heroína de dois mundos”.

É considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de coragem e de força feminina. Desde 2012 conta com seu nome imortalizado no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. Em 2020, foi homenageada, por botânicos italianos, com a criação de uma espécie híbrida de rosa especialmente desenvolvida para marcar seu bicentenário. Mudas da planta foram plantadas em sete cidades catarinenses por onde Anita passou durante sua vida: Tubarão, Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Laguna, Garopaba e Imbituba, além dos jardins do Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis.