Educação promove palestra sobre comunicação assertiva

A Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, através do Setor de Psicossocial, realizou, na tarde do último sábado, 14, a palestra com o tema “Comunicação Assertiva: Uma estratégia para promover harmonia familiar”, alusiva ao Dia da Família na Escola do segundo semestre. A atividade foi ministrada pelas profissionais Rosa Cristina Bolzani e Vania Maria B. Marchese, e transmitida por meio de live no YouTube para as famílias, professores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal.

O objetivo da conversa foi mostrar a importância de uma Comunicação Assertiva, ou seja, uma Comunicação não violenta (CNV). As profissionais procuraram demonstrar, de forma lúdica, os problemas que a comunicação pode causar nos relacionamentos pessoais, familiares e profissionais, além de utilizarem exemplos e situações do dia a dia e histórias para ilustrar o poder de empatia e resolutividade que a comunicação assertiva desperta. Mostraram, também, que quando uma pessoa pratica CNV, ela consegue ser empática com ela mesma, atender as suas próprias necessidades e também estar atenta às necessidades das pessoas ao seu redor.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, salientou que “o Dia da Família na Escola é muito importante para aproximar as famílias da escola e se torna ainda mais importante quando aborda temas como este que colabora com a harmonia familiar, algo que reflete na escola”. A secretária, ainda, agradeceu a participação de todos que assistiram a palestra ou participaram de outras atividades promovidas pelas instituições no Dia da Família na Escola.