Gincana Recicla Chapecó vai envolver mais de mil alunos

A escola vencedora da Gincana Recicla- Ação Independência, que vai envolver 1,1 mil alunos e 41 professores de Chapecó, vai ganhar uma televisão 50 polegadas. O aparelho foi doado pela Cooperativa Agroindustrial Alfa e entregue pelo presidente Romeo Bet, nesta quarta-feira, ao prefeito João Rodrigues, ao secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, e à gerente de Resíduos Sólidos da Prefeitura, Graciela Heckler.

O professor mobilizador da escola vai ganhar um Smartphone e, as turmas vencedoras, vão ganhar um rodízio de pizza, no caso da 6ª série, ou sessão de cinema na escola, com lanche incluso, para 3º e 4º anos. A Forno D’oro e a Retioeste também são parceiros na premiação.

O Consórcio Iberê também é apoiador da iniciativa, que faz parte do Programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável, que é um projeto da Secretaria de Infraestrutura e da Prefeitura de Chapecó. A secretaria de Educação também está envolvida na ação, que será lançada na sexta-feira, às 9h, no auditório da Prefeitura.

De acordo com a coordenadora do programa e da gincana, Graciela Heckler, o objetivo é promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva, como reduzir o impacto ambiental e como reutilizar os recursos.

“A ação acontece em todo o mês de setembro, com a coleta de materiais recicláveis, quando os alunos poderão perceber o volume que cada família produz, poderão pedir colaboração para a comunidade, gravar vídeos sobre a forma correta de separação de materiais, tirar fotos do meio ambiente e assim fortalecer a educação ambiental”, disse Graciela.

As Escolas Básicas Municipais que se inscreveram na gincana são: André Antônio Marafon, Florestan Fernandes, Jardim do Lago, Sereno Soprana, Severiano Rolin de Moura e Demétrio Baldissareli.