Background

Notícias

Inaugurado novo espaço do Centro de Atendimento aos Imigrantes

Compartilhar

O novo espaço do Centro de Atendimento aos Imigrantes (CAI), da Secretaria de Assistência Social de Chapecó, foi inaugurado ontem, quinta-feira, no prédio do Terminal Rodoviário Raul Bartolomei.

O serviço funcionava anteriormente no Mercado Público. De acordo com a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, o novo local tem melhores condições de fazer o atendimento, devido ao grande fluxo de imigrantes que chegam na cidade.

“Somente este ano foram quase 9.000 atendimentos realizados, por uma equipe de 12 servidores que trabalham na SEASC, em parceria com a Polícia Federal. É serviço muito importante e por isso é fundamental ter este local mais amplo para aprimorar o atendimento ao imigrante”, disse Elisiani.

De acordo com o coordenador do CAI, Natan Oletto, Chapecó conta com imigrantes de 35 nacionalidades. No local é oferecido atendimento multidisplinar e encaminhamentos dos imigrantes de diversas nacionalidades, nas mais diversas demandas, como orientações, elaboração do processo para legalização, renovação da questão documental; inclusão em programas sociais e para a concessão de benefício eventual; encaminhamentos ao mercado de trabalho; atendimento psicossocial a conflitos familiares, situações de violência, dentre outros. É uma porta de entrada para uma população extremamente fragilizada e com demandas voltadas a satisfação de necessidades básicas.

Também estiveram na inauguração o vice-prefeito Itamar Agnoletto, o delegado da Polícia Federal, Fabrício Argenta, o responsável pelo setor de imigração da Polícia Federal, Alcione Virgil, o representante da Organização Internacional para as Migrações, Issisai Rodrigues, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Ademir Barcarollo e a diretora administrativa da Assistência Social, Sonia Lohmann.