Lançado o Programa do Artesanato Chapecoense

A Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Cultura, lançou, na tarde da última quinta-feira (19), o Feito em Chapecó - Programa do Artesanato Chapecoense. A iniciativa tem como objetivo organizar e capacitar artesãos e grupos de artesanato do município.

Segundo Roselaine Vinhas, gestora da pasta, o Programa realizará ações com o intuito de promover a profissionalização e a comercialização dos produtos locais. “Fazem-se necessárias ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais”, declarou.

Vinhas também destaca que o artesanato possui grande relevância no resgate cultural e no fortalecimento de aspectos da identidade local, além de promover a inserção social do indivíduo, ou grupo, e a inserção de seus produtos na área do turismo. “A competitividade de um destino turístico muitas vezes está relacionada à diversificação e qualificação de produtos que valorizam suas manifestações culturais e tradicionais”, completou.

Edital de cadastramento

Na oportunidade também foi lançado o Edital de Chamamento Público para o Cadastramento e Registro de Artesãos do Município de Chapecó. O mecanismo busca cadastrar profissionais e grupos de artesanato para participar do Programa Feito em Chapecó, além de cumprir com os requisitos previstos no Plano Setorial do Artesanato, que compõe o Plano Nacional de Cultura.

Os cadastramentos serão feitos mediante agendamento. Todas as informações encontram-se no edital que está publicado no site da Secretaria de Cultura (chapeco.sc.gov.br/cultura), na aba “Editais”. O prazo para realizar o cadastro vai do dia 19 de agosto até o dia 20 de setembro de 2021.