Ceim aproxima as crianças da ciência

Com o objetivo de estimular nas crianças o gosto pela ciência, o Centro de Educação Infantil Municipal do Comércio, desenvolveu com a turma do Pré-escolar, o Projeto “Sou um pequeno cientista”. As ações buscaram explorar o conhecimento em diferentes áreas, a fim de proporcionar às crianças a realização de experiências simples, incentivando o pensamento investigativo.

Na prática as atividades investigaram fenômenos físicos a fim de ensinar as crianças sobre diferentes conceitos, estabelecer relações científicas a partir do uso de diferentes materiais, observando tamanho, peso e forma dos objetos. Além disso, verificou por meio das experiências a constatação de hipóteses iniciais, incentivou a expressão oral do pensamento, aumentou o vocabulário das crianças, articulando e utilizando com significado novas palavras relacionadas às experiências realizadas.

De acordo com a professora Andréia Bonan, “esse projeto adota metodologias que proponham desafios, que fazem as crianças experimentarem, criarem, levantarem hipóteses e investigarem, partir daquilo que sabem sobre determinado assunto”, explica.

Todas as experiências realizadas passaram por etapas, como rodas de conversa, observação, levantamento de hipóteses, experimentação e questionamentos conclusivos. Para o aluno Francisco Lasaretti Dori, de 4 anos, as atividades ensinaram muitas coisas. “Aprendi que tem coisas que afundam e coisas que não afundam e cores que misturam e que não misturam. Foi muito divertido”, conta.

Segundo a Secretária de Educação, Sandra Galera, “uma aprendizagem significativa só é possível quando proporcionada através de momentos prazerosos e lúdicos, onde a curiosidade das crianças é levada em conta, fazendo-a sentir-se parte de todo processo”.