Lançado o Núcleo de Apoio aos Pequenos Animais de Chapecó

No aniversário dos 104 anos de Chapecó, nesta quarta-feira, o prefeito municipal João Rodrigues anunciou a criação do Núcleo de Apoio aos Pequenos Animais (NAPA). O lançamento foi durante a reabertura da Praça Coronel Bertaso, que foi revitalizada, inclusive com a reinauguração do chafariz.

“Aqui nós cuidamos da saúde da população, inauguramos hoje a nova unidade do Esplanada, lançamos o mutirão de seis mil cirurgias e também não vamos esquecer dos pequenos animais. A prefeitura pela primeira vez vai liderar esse processo, lançando um projeto que deve servir de modelo para o país. Nossa ideia não é recolher e amontoar os animais. Nós vamos é tratar cães e gatos abandonados ou que sofreram maus tratos. Para isso a prefeitura vai bancar o serviço e contará com ongs e voluntários para auxiliar”, disse o prefeito João Rodrigues.

A primeira dama Fabiana Rodrigues, será uma das voluntárias, juntamente com o vereador Wilson Cidrão, que é um dos defensores da causa animal. Os demais vereadores, entre eles o presidente do legislativo, João Marques da Rosa, estiveram presentes no lançamento. Também esteve presente a vice-governadora, Daniela Reinehr, o secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, o secretário de Fazenda, Moacir Rohr, além de outras autoridades civis e militares.

O NAPA vai contar com duas unidades móveis, que são um antigo ônibus escolar e uma antiga ambulância, que foram adaptados.

O médico veterinário Eugênio Lorenzetti, que foi contratado para coordenar o projeto, disse que o ônibus irá num bairro, aldeia ou região da cidade para tratar os animais abandonados. “Vamos dar banho, fazer a tosa, tratar sarna, pulga, vermes, enfim, fazer o controle de zoonoses naquela região”. O ônibus conta com gaiolas também.

Já a ambulância, que também é equipada com gaiolas, servirá mais para o transporte, como por exemplo para as cirurgias de castração. A Administração Municipal vai contratar três mil cirurgias de castração em cadelas e gatas, em parceria com as clínicas veterinárias.

O prefeito João Rodrigues disse que também tem uma reunião com a direção do Complexo Penitenciário de Chapecó, para implantar no local um espaço de recepção de pequenos animais que estão machucados e serão tratados pelo NAPA. Será um local provisório, até a recuperação.

Durante o lançamento do NAPA também foi anunciado o Programa de Recuperação Fiscal de Chapecó. A partir de amanhã e até 23 de novembro os contribuintes com dívidas de tributos como ISS, IPTU e alvarás podem procurar o setor de tributos da Prefeitura, para aderir ao Prefic, que concede descontos de até 100% dos juros e multas, em até três parcelas. Uma novidade é a possibilidade de pagamento com cartão de crédito.