Alunos e professores são homenageados

Foram homenageados na última sexta-feira (08), alunos, professores e instituições de ensino da Rede Municipal, premiados ao longo do ano de 2017, pelo desenvolvimento de projetos e resultados em concursos e prêmios, em diferentes áreas.

A cerimônia aconteceu no auditório da Prefeitura de Chapecó e reconheceu o esforço da comunidade escolar no desenvolvimento de diferentes projetos. Foram homenageados 55 estudantes, 7 professores e 1 escola, pelos resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obemep), Prêmio Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), I Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (Omoc), Prêmio Escola Cidadã da Fundação Aury Luiz Bodanese.

Os projetos incentivaram o estudo e a pesquisa, a iniciação científica, a revelação de talentos em áreas específicas, além de oportunizarem novas experiências pedagógicas que auxiliaram na construção do conhecimento. As ações aproximaram os alunos das atividades em sala de aula, e incentivaram o interesse pela escola.

Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, “é muito bom ver os frutos sendo colhidos. Os trabalhos nas escolas da Rede Municipal de Ensino são contínuos, e tem foco no sujeito principal: o aluno. Por trás de todos os prêmios e seus resultados tem um trabalho pedagógico intenso, que tem como objetivo central o desenvolvimento integral das crianças”, explica.

Professores premiados

Seis projetos de iniciativa dos professores foram premiados pelo Sistema de Ensino Escola Família, por meio do Prêmio Ação Destaque 2017. A Ação abrangeu o território nacional com o objetivo de identificar, valorizar e promover experiências educativas de qualidade. Neste ano o Prêmio selecionou para a final, 150 projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas de todo de todo o País, sendo que o resultado premiou as 27 iniciativas que se destacaram.

Os projetos, trabalhados pelos professores Celina Frizzo, Neiva Gresele, Viviane Thiel, Andrei Sberse, Diana Chiodelli, Ana Claudia Monari, trazem propostas diferenciadas de ensino e mostram as ações inovadoras dos professores desenvolvidas em sala de aula. As atividades apresentaram para as crianças um novo jeito de ensinar, trazendo para a rotina o conteúdo de forma interativa e despertando o interesse dos alunos pela escola.

A professora Viviane Thiel, também recebeu o 1° Lugar no Prêmio Escola Cidadã, por meio do projeto "Os tapeceiros da EBM Nova Aurora, tecendo tapetes do bem", projeto da disciplina de educação financeira e sustentabilidade que promoveu melhorias no espaço escolar em parceria com a Fundação Aury luiz Bodanese. O Centro de Educação Infantil Municipal Brincar e Crescer, no Bairro Pinheiro, também foi homenageado. A instituição recebeu o 3º lugar no Prêmio Escola Cidadã pelo projeto Turminha da Reciclagem.

“Fico muito feliz em ver nossos alunos e professores se destacando em diferentes áreas. O comemoramos e homenageamos não é o resultado e premiação em si, mas sim todo o caminho. A evolução na qualidade da educação pública em Chapecó é visível e contínua. Nós enquanto cidadãos, precisamos reconhecer esse esforço imenso dos alunos e principalmente dos professores”, disse o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.