Na manhã desta sexta-feira a Escola Básica Municipal Clara Urmann Rosa realizou algumas atividades que fazem parte do plano de ação Setembro Amarelo Todos pela vida. Desenvolvido pelas professoras dos componentes curriculares de Ensino Religioso, Marleni Hahne, e de Arte, Veronice Nunes Basso, o plano envolve os alunos do 7° ano e conta com o acompanhamento de duas estagiárias do Curso de Psicologia da Unoesc.
Inicialmente, as professoras conversaram com os estudantes e solicitaram que eles escrevessem aquilo que gostariam de desabafar e em seguida depositassem na Caixinha do Desabafo. Logo depois, os estudantes criaram uma mensagem positiva e colocaram dentro de balões amarelos que foram expostos à comunidade, no lado externo da escola, convidando a quem estiver passando para estourar um balão e assim, participar da atividade.
Para finalizar, todo o conteúdo da Caixinha do Desabafo foi incinerado. Apenas, um dos desabafos foi lido, e as acadêmicas de Psicologia realizaram uma orientação para todo o grupo de alunos. A estudante, Bianca Barbosa, contou que compreendeu a importância do tema: existem muitas pessoas que realmente precisam de uma conversa. A professora nos explicou que se nós precisarmos de ajuda, devemos conversar com alguém de confiança. Eu já ouvi alguns amigos e isso me faz querer ser Psicóloga.
O objetivo principal foi conscientizar os alunos sobre a questão do suicídio bem como ter conhecimento da campanha. As professoras, Marleni e Veronice, relataram que foi um tema que eles entenderam e participaram. Nem todos quiseram expor aquilo que sentem, mas com esse trabalho, os alunos têm a consciência do quanto é importante falar sobre aquilo que nos aflige. É uma semente plantada e eles sabem o que fazer com ela, pois podem contar com outras pessoas, com a escola, com os colegas e professores.
O tema será abordado durante todo o mês de setembro e as turmas ainda realizarão outras atividades.