“Caixinha do Desabafo” é uma das ações do município no Setembro Amarelo

Na manhã desta sexta-feira a Escola Básica Municipal Clara Urmann Rosa realizou algumas atividades que fazem parte do plano de ação “Setembro Amarelo – Todos pela vida”. Desenvolvido pelas professoras dos componentes curriculares de Ensino Religioso, Marleni Hahne, e de Arte, Veronice Nunes Basso, o plano envolve os alunos do 7° ano e conta com o acompanhamento de duas estagiárias do Curso de Psicologia da Unoesc.

Inicialmente, as professoras conversaram com os estudantes e solicitaram que eles escrevessem aquilo que gostariam de desabafar e em seguida depositassem na “Caixinha do Desabafo”. Logo depois, os estudantes criaram uma mensagem positiva e colocaram dentro de balões amarelos que foram expostos à comunidade, no lado externo da escola, convidando a quem estiver passando para estourar um balão e assim, participar da atividade.

Para finalizar, todo o conteúdo da “Caixinha do Desabafo” foi incinerado. Apenas, um dos “desabafos” foi lido, e as acadêmicas de Psicologia realizaram uma orientação para todo o grupo de alunos. A estudante, Bianca Barbosa, contou que compreendeu a importância do tema: “existem muitas pessoas que realmente precisam de uma conversa. A professora nos explicou que se nós precisarmos de ajuda, devemos conversar com alguém de confiança. Eu já ouvi alguns amigos e isso me faz querer ser Psicóloga”.

O objetivo principal foi conscientizar os alunos sobre a questão do suicídio bem como ter conhecimento da campanha. As professoras, Marleni e Veronice, relataram que “foi um tema que eles entenderam e participaram. Nem todos quiseram expor aquilo que sentem, mas com esse trabalho, os alunos têm a consciência do quanto é importante falar sobre aquilo que nos aflige. É uma semente plantada e eles sabem o que fazer com ela, pois podem contar com outras pessoas, com a escola, com os colegas e professores”.

O tema será abordado durante todo o mês de setembro e as turmas ainda realizarão outras atividades.