Mediados pela professora Alice Vezzaro, os estudantes dos 4º e 5º anos da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola realizaram estudos e pesquisas na disciplina de Ensino Religioso acerca dos espaços considerados sagrados, com o objetivo de identificar, compreender e reconhecer distintas concepções e manifestações religiosas traduzidas em seus ritos, símbolos, doutrinas, consagrações do sagrado, costumes e tradições que representam.
A partir das reflexões eles passaram a compreender melhor, valorizar e respeitar as tradições religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. Na sequência, construíram um painel representando um espaço onde as pessoas vivenciam sua fé de forma individual ou coletiva em busca de diferentes formas de orações dentro da crença de cada um.
O assunto integra a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, assim, partindo do conhecimento prévio dos estudantes daquilo consideram espaços Sagrados, fomos ampliando os estudos. Me emocionei quando uma adolescente relatou que o primeiro espaço sagrado que existe é o ventre da mãe. Desta forma, fica a certeza de que a compreensão e o respeito ao diferente foi absorvido. disse Alice Vezzaro, professora das turmas.
Para a estudante de 11 anos, Ana Cristina dos Santos, Esta aula foi muito interessante, depois que a professora explicou tudo, a gente fez desenho que representa a nossa igreja, o Espaço Sagrado que a gente frequenta e foi interessante construir este painel representativo.
Os símbolos religiosos foram organizados e expostos pelos alunos nos guarda-chuvas. Pois, o guarda-chuva neste contexto, representa proteção e é assim que os seguidores das mais diversas crenças religiosas concebem os símbolos, como proteção e complementação da sua fé.