Background

Notícias

Alunos do município estudam obras do artista Franz Krajcberg

Compartilhar

A turma do 4º ano do ensino híbrido e remoto, da EBM Jardim do Lago estudou sobre arte e natureza, conhecendo as obras do artista Frans Krajcberg e em seguida realizaram fotografias, em preto e branco, representando elementos da natureza, com o auxílio da professora.

O artista plástico, diversas vezes premiado, foi muito importante no panorama da arte brasileira e desenvolveu um poderoso trabalho de ativismo com suas obras em pintura, escultura e fotografia. Frans Krajcberg faleceu no Rio de Janeiro, em 2017, deixando uma enorme quantidade de obras voltadas para a relação entre arte e meio ambiente.

Os objetivos da atividade foram experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. Fazer relações entre arte e meio ambiente, criação artística a partir da diferenciação entre paisagem natural e cultural, expressando diferentes situações - histórias e vivências com o uso de elementos visuais.

Segundo a professora Emanoela A. Giuriatti Becker “Muitas vezes não é fácil cativar os alunos para a aula, mas como nessa atividade, foi pensado trabalhar a tecnologia (fotografia) aliada à educação, além de sairmos da sala de aula, para procurar ao redor da escola os elementos da natureza para observar e fotografar, eles ficaram interessados e animados. O resultado foi gratificante, os trabalhos ficaram ótimos, os alunos se surpreenderam com o resultado final das fotos.”