Em apenas dois meses o Chapecó Digital recebeu 3.869 demandas e já foram finalizadas 2.672 demandas. Isso representa que 69% dos encaminhamentos já tiveram uma solução. Os demais estão em constatação ou em execução.
O maior número de pedidos é de troca de lâmpadas, 1649, que representa 42% do total. Em segundo lugar está a coleta de galhos, com 482 pedidos, representando 12% do total. Na sequência estão pedidos para a superintendência da Efapi, buraco em via pública, Napa, sinalização de placas, manutenção de container, entre outros.
O Chapecó Digital foi uma iniciativa da Administração Municipal para facilitar a comunicação entre a população e a prefeitura, no sentido de agilizar o tempo de resposta e também facilitar o acesso a serviços como reserva de livros na biblioteca, agendamento de vacinação, Balcão Municipal de Empregos, Portal do Aluno, notícias, entre outros.
O Chapecó Digital, que pode ser acessado por aplicativo, que pode ser baixado nos celulares, ou então pelo link https://chapeco.g2canal.com.br/#/login.
A ferramenta, que custou R$ 1.410 mensais, substituiu o ONB Digital, que custava R$ 32.222,54. Uma das vantagens é que as demandas acabam sendo encaminhadas direto para um resolvedor do departamento responsável.
De acordo com o Diretor Geral de Modernização, Clodoaldo Jorge dos Santos, as informações coletadas também servem para direcionar políticas públicas, de acordo com a demanda.
É uma ferramenta melhor e mais barata. A Administração também já tomou medidas para agilizar a solução das principais demandas, como a aquisição de uma máquina para triturar galhos. Está em estudo a troca de lâmpadas de sódio pro outras de LED, que consomem menos energia e tem maior durabilidade, disse Clodoaldo.