Background

Notícias

Vigilância Ambiental alerta para infestação de lesmas e caramujos

Compartilhar

A Vigilância Ambiental de Chapecó alerta a população para uma infestação de lesmas e caramujos que está ocorrendo na cidade.

De acordo com o biólogo Junir Lutinski, nesta época do ano, devido à umidade, chuva e temperatura amena, acabam proliferando em quintais espécies de caramujo, como Helix Apersa e Bradybaena similares, e de lesmas, como Sarasinula linguaformis.

“A população precisa tomar cuidado pois o muco deixado por estas espécies, em contado com verduras ou alimentos, pode trazer patógenos para a saúde humana, como ovos de vermes, fungos e bactérias. A lesma pode causar uma doença chamada angionstrogilose”, explicou Junir.

A recomendação é que as pessoas façam a poda ou raleio da vegetação, para proporcionar maior incidência de sol nos quintais. Também é recomendado não acumular folhas, telhas e tijolos, que possa abrigar lesmas e caramujos.

Quando já houver a presença destas espécies é recomendado o uso de iscas de metaldeido para o controle, que podem ser encontradas em casas agropecuárias.