Secretaria de Educação parabeniza os professores

Em um ano muito desafiador, de recomeços, de desafios, de superação, de angústias e de reencontros, chegamos a um dia muito especial, o Dia do Professor. E, para esse momento, a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó retoma uma pergunta simples, mas com um significado muito importante e de muito valor: “O que é ser professor?” E quem pode responder? Ninguém melhor que um professor...

“... É uma tarefa que parece muito fácil de ser respondida, mas ao mesmo tempo torna-se muito difícil porque nos provoca muito a pensar desde o começo, a pensar no processo que vem acontecendo e pensar no futuro. É mais difícil ainda, porque não é um pensamento individual, é um pensamento coletivo que nasce dentro desse contexto que são todas as crianças, adolescentes e adultos, que a gente vai encontrando e vai acolhendo e sendo acolhido pelo caminho. A definição de professor vem dentro da palavra resistência, uma palavra muito bonita e de grande importância, por que ser professor é resistir em tempos como os nossos. Resistir mais ainda, porque no momento que a gente abre a porta de uma sala de aula, a gente se conecta com o olhar do aluno e construímos a força, a fé e a motivação que fez com que a gente se tornasse o que a gente é hoje, professores. A resistência está atrelada ao sonho e ao desejo de mudança e de transformação para aquilo que a gente acredita e que pode construir um mundo melhor, a educação. E gostaria de finalizar dizendo que ser professor está muito próximo à ideia de compartilhar. Compartilhar o mesmo olhar para uma direção ou para direções opostas, para algo que já passou e algo que ainda vai se construir. Acolher a curiosidade e transformá-la em conhecimento, promover autonomia e tudo isso que a gente olha para o currículo e a gente sabe que acontece aqui dentro (escola). E acontece pela mão de quem guia e pela mão de quem puxa, de quem espera e de quem precisa também aprender a escutar. Essa pessoa, que faz tudo isso, e às vezes, sem nem perceber, é o professor, por que eu acredito que tem professores que tem em si todos os sonhos do mundo e o mundo está dentro de uma escola”. Palavras de Diana Chiodelli, professora de Arte na EBM André Antônio Marafon.

Assim, refletindo sobre o que é ser professor, sobre a nobreza desta profissão e sobre sua a importância na vida de cada estudante, a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, parabeniza todos os professores da Rede Municipal de Ensino e enaltece o trabalho realizado por cada um dos profissionais: “Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo, afeto, dedicação e requer compromisso e comprometimento. E, particularmente neste ano, ser professor é concretizar e praticar a resiliência todos os dias. E eu agradeço, de verdade e de coração, por tudo que construímos juntos neste ano. Parabéns!”. FELIZ DIA DO PROFESSOR!