Lançada campanha “Juntos pelo Bem”, em prol dos animais

A campanha “Juntos pelo Bem”, uma ação da Administração Municipal de Chapecó em prol dos animais, foi lançada na manhã desta segunda-feira, no auditório da Prefeitura. A ação consiste no recolhimento de tampinhas, que serão revertidas para ações do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA) e de meias, que serão revertidas para a Assistência Social, para confecção de cobertores.

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura, Graciela Heckler, serão disponibilizados recipientes nos prédios públicos da Prefeitura, como secretarias e departamentos, além das 26 unidades de saúde. Além disso as 15 associações de catadores também vão recolher tampinhas que serão revertidas para um fundo do NAPA. A expectativa é recolher quatro mil quilos de tampinhas por mês.

A madrinha do NAPA e primeira dama do município, Fabiana Rodrigues, disse que os recursos serão revertidos para atendimento de animais abandonados e de famílias ligadas às associações de catadores.

“Com os recursos arrecadados nós vamos comprar ração, casinhas, vermífugos, antipulgas, vacinas e tudo que for necessário para auxiliar nossos amiguinhos de quatro patas”, disse Fabiana.

A coordenadora do NAPA, Ana Triantafylow, destacou que o NAPA não tem como objetivo recolher animais. O objetivo é atender animais vítimas de maus tratos, que estão abandonados ou de famílias de baixa renda.

“Nosso foco é castração, para fazer o controle populacional, microchipagem, orientação e controle de zoonoses. Também temos um ônibus para banho e tosa”, explicou a coordenadora.

O prefeito João Rodrigues disse que a atual gestão está trabalhando para melhor organizar as associações de catadores, para que tenham mais renda. Em contrapartida ele solicitou que todas mantenham em dia a limpeza da quadra onde estão instaladas.

A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, e o secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, também participaram do lançamento.