Educação realiza simulado “Avalia Chapecó”

A Rede Municipal de Ensino de Chapecó está aplicando, entre os dias 18 a 25 de outubro, o simulado “AVALIA CHAPECӔ, com o objetivo de evidenciar os níveis de aprendizagem dos alunos, bem como prepará-los para a rotina da prova do Sistema de avaliação da Educação Básica - SAEB. O Avalia Chapecó é um instrumento fundamental para os encaminhamentos pedagógicos da escola, em especial neste período, no qual os alunos estão frequentando as aulas diariamente, possibilitando uma mediação mais efetiva e assertiva.

O Avalia Chapecó foi construído pelos articuladores da Rede Municipal a partir de uma Matriz de Referência que relaciona os objetos de conhecimento à fase cognitiva do aluno de forma gradativa e progressiva. Com isso, os resultados apresentados em cada turma dão condição para a elaboração de planos de aula que atendam a necessidade apontada para uma base mais sólida de conhecimentos essenciais, os quais com certeza serão a base para a vida escolar e social dos alunos.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, explica que, “a prova é aplicada no 2º, 5º e 9º anos e os resultados nos ajudarão a diagnosticar o que precisamos trabalhar com maior ênfase para alcançarmos a meta de aumentar os resultados das avaliações aplicadas em nível nacional, apesar dos impactos da pandemia”.