Educação promove campanha de conscientização sobre a dengue

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu neste ano uma campanha de conscientização e combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, considerando o atual cenário de infestação e casos do mosquito na cidade. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Todas as Escolas Básicas Municipais participaram deste movimento realizando várias atividades em colaboração com as famílias. E para que houvesse uma participação efetiva da comunidade, os alunos levaram para casa um Planner Bilíngue, (espanhol, francês, inglês e português). Com o Planner, que é uma ferramenta que ajuda na organização de rotinas e pensamentos, foi possível preparar ações semanais a serem executadas, havendo a possibilidade da criação de novas intervenções pelas famílias.

Além disso, os estudantes ouviram a história: “Otto, o sapo detetive”, criaram murais interativos, gravaram vídeos mostrando as ações que a família realizou, realizaram pesquisas sobre o assunto entre outras.

Ana Paula Nunes Silveira de Abreu, mãe da estudante Emanuelly de Abreu Alberti, do 1°ano, da EBM Maria Bordignon Destri, contou: “Nós desde sempre mantemos o nosso terreno limpinho, mas mesmo assim serviu para ressaltar para a Manu a importância do cuidado com objetos para não ter focos de dengue”. Já a família do aluno Igor Rafael Tomas, do 4º ano, relatou que após o desenvolvimento do projeto, passaram a colocar areia nos potinhos das flores e ter muito mais cuidado em relação à dengue.

“O cuidado e organização com os espaços é dever de todos, com atitudes tão simples conseguimos combater a infestação de mosquitos transmissores de uma doença tão séria. Nós, enquanto Instituição de Ensino, nos engajamos nessa campanha para levar a conscientização até as famílias de uma forma direta e efetiva através dos nossos alunos, que são o elo entre família e escola. Todos fazendo sua parte estaremos livres dessas pragas”, disse Astrit Tozzo, Secretária Municipal de Educação.