Empreendedores de Chapecó aprimoram técnicas de visibilidade nas mídias sociais

“Brilhe nas mídias” foi tema de oficina presencial e gratuita realizada, nesta semana, em Chapecó. A iniciativa foi da Prefeitura de Chapecó, do Simplifica Chapecó, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), do Sebrae/SC e do Programa Cidade Empreendedora. A temática foi abordada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC e jornalista Lizane Lauermann Signorati. Participaram empreendedores que desejavam aprimorar a presença da marca no formato virtual de maneira estratégica.

Lizane repassou orientações para montar um perfil profissional nas redes sociais e que identifique a marca da empresa. Também enfatizou a importância de produzir conteúdo de qualidade que requer tempo, dedicação e criatividade. “É necessário aprender o que postar nas redes sociais. A orientação é utilizar 80% do conteúdo voltado ao nicho da atividade e 20% a outros temas que humanizam. Além disso, os empreendedores podem trabalhar o mesmo assunto em formatos variados e intercalados no trimestre”, comentou.

Segundo a jornalista, o que diferencia as empresas no meio virtual são três aspectos principais: a constância das postagens, a humanização do posicionamento da marca e o tráfego pago. “Os empreendedores precisam cuidar da aparência, permitir a interação de seguidores, diversificar as informações com fotos e vídeos, evitar a poluição visual para não perder o foco da postagem e manter a harmonização do feed”, explicou.

Os participantes aprenderam sobre os benefícios de cada rede social. O Facebook, por exemplo é ideal para quase a maioria das atividades econômicas, tem diversos recursos como eventos, grupos, marketplace, Messenger e transmissões ao vivo, além de abranger um público diverso. O Instagram é ótimo para apostar no conteúdo visual, criar envolvimento com o público e conteúdos informativos e curiosidades são bem-vindos.

“Outro detalhe importante é segurar a audiência porque ao aparecer nas imagens tem-se mais conexão com o público. Se você tem medo, vai com medo mesmo! O foco é criar engajamento porque os algoritmos desses aplicativos respondem às interações humanas”, argumentou. Lizane também abordou as tendências de marketing, que são: marketing interativo, conteúdo gerado por usuários, microinfluenciadores de nicho, marketing de nostalgia, evento ao vivo e vídeos curtos.

Para o gerente do Simplifica Chapecó, Ivan Barbiero, a oficina foi uma excelente oportunidade para os participantes conhecerem um pouco mais sobre as ferramentas gratuitas e que podem contribuir para ampliar a divulgação de suas empresas e incrementar as vendas. “Essa parceria com o Sebrae/SC é muito importante para aprimorar os negócios existentes e para auxiliar os empreendedores que estão iniciando sua trajetória”, analisou. Barbiero antecipou que para o próximo ano serão disponibilizadas consultorias individuais e gratuitas na área do marketing digital às empresas interessadas.

A empreendedora e jornalista Sonia Giaretta (Minha Vida Magnolia) ressaltou que a oficina foi uma oportunidade para se aperfeiçoar e se preparar cada vez mais para o mercado. “O marketing digital é uma área relevante, em crescimento e constante mudança, por isso requer contínua atualização”, analisou. Sonia também enfatizou a contribuição da parceria das entidades promotoras ao realizar uma capacitação gratuita. “Os empreenderes precisam aproveitar essas chances únicas, ainda mais, que as mídias sociais se tornaram ferramentas essenciais, independente do setor em que se atue”, expôs.