Unidade de Saúde do Cristo Rei é entregue à comunidade

Qualificar e humanizar o atendimento na área da saúde em Chapecó é uma das prioridades da Administração Municipal. Por isso na quarta-feira (10) foi entregue à comunidade o Centro de Saúde da Família do Cristo Rei. Está prevista para sexta-feira (12) às 10 horas a entrega do Centro de Saúde da Família do bairro Belvedere. Além dessas obras, entregues à comunidade nesta semana, estão em construção no Município os Centros de Saúde da Família do Distrito de Alto da Serra, Jardim do Lago (Efapi), Esplanada e Santo Antônio.

Nailde Rosa Brunetto, Presidente do Conselho Local de Saúde do bairro Cristo Rei, destacou a importância das novas instalações. “Temos que trabalhar todos juntos, pois quem ganha com isso é a comunidade. Estaremos presentes sempre para ajudar e buscar as melhorias necessárias”, comentou.

O prefeito de Chapecó Luciano Buligon destacou a crise financeira, ética e moral que o país vive e que interfere na vida de todos. Comentou que a intenção era inaugurar muito antes, porém, pela falta de recursos, foi preciso optar por manter os serviços funcionando e deixar as obras em segundo plano. “Precisamos ter responsabilidade de quando abrir uma porta, não fechar mais”, enfatizou. O lugar que o atendimento era realizado era acanhado, porém agora o atendimento será mais humanizado e melhor. “As pessoas que trabalham aqui farão esse lugar ter alma. Não adianta só construir, tem que atender bem às pessoas, é preciso ser curativa sobre todos os pontos, especialmente buscar o bem estar das pessoas”, comentou.

CSF Cristo Rei

O Centro de Saúde da Família do bairro Cristo Rei funcionava em um espaço do Estado, era antigo e pequeno para atender a demanda. O novo espaço tem 613,59 m2, e duas Equipes de Saúde da Família irão prestar atendimento a cerca de 10 mil pessoas dos bairros Cristo Rei, loteamento Wagner, parte do Alvorada e loteamento São José. A nova estrutura tem 21 salas e recebeu investimentos da União e da Prefeitura, cerca de R$ 968.692,69. Está localizado na rua Alberto Caldart, nº 249-D, bairro Cristo Rei.

CSF Belvedere

O Centro de Saúde do bairro Belvedere funcionava em espaço alugado, que não era o ideal para atender a população daquela região. O novo posto tem área de 455,29 m2, com 17 salas e está localizado na Estrada Principal nº 80-D, bairro Belvedere. Os recursos investidos nesta obra foram de R$ 853.334,30, oriundos do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Chapecó. A Equipe de Saúde da Família irá atender na nova estrutura 2.800 pessoas cadastradas na região.

Outras obras em andamento

CSF Santo Antônio

A nova Unidade será edificada na Rua Luiz Santa Catarina, quadra nº 2941. A área total é de 639,95 m2 e terá 21 salas. A estrutura receberá investimentos de R$ 994.214,62 – sendo R$ 408 mil destinados de Emenda Parlamentar do Deputado Federal João Rodrigues. No local, três Equipes de Estratégia de Saúde da Família atenderão cerca de 14 mil pessoas.

CSF Jardim do Lago

O CSF do Jardim do Lago terá área total de 508,72 m2, 17 salas e será edificada na rua Dom José Gomes, nº 0. Serão investidos R$ 894.344,92 – sendo R$ 512 mil por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal João Rodrigues. Na nova estrutura, duas Equipes de Estratégia de Saúde da Família prestarão atendimento a seis mil pacientes.

CSF Alto da Serra

Serão investidos na nova Unidade do Distrito Alto da Serra R$ 454.296,80 – recursos da parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Ministério da Saúde. A obra está em edificação na Rua do Comércio nº 326, no Distrito de Alto da Serra e terá área total é de 205,78 m2 e oito salas. A estrutura receberá uma Equipe de Saúde da Família para atender uma população de 1.300 pessoas.

CSF Esplanada

Os moradores do bairro hoje são atendidos no CFS Santa Maria, cuja população de abrangência é de 15.781 pessoas. A estrutura em construção no loteamento Montebello, bairro Esplanada, na Rua Israel esquina com Tamoios, terá duas Equipes de Saúde da Família para atender os moradores do bairro e dos loteamentos próximos, cerca de nove mil moradores. A nova Unidade terá 934,17 m2, 25 salas e está recebendo investimentos de R$ 1.163.947,59, oriundos dos Governos Municipal e Federal. A obra está parada em virtude de uma ocupação no prédio em construção. A Administração Municipal aguarda a decisão judicial do pedido de reintegração de posse do patrimônio público.