CEIM Oracílio Costela recebeu os “heróis sem capa”

Durante a realização de atividades relacionadas aos planos docentes propostos no decorrer do ano letivo, no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Oracílio Costella, do bairro Efapi, observou-se a grande curiosidade das crianças referente aos super-heróis televisivos. Em rodas de conversa e diálogos informais, surgiu o questionamento: Esses heróis existem de verdade? E na vida real, quem são eles? Onde estão? A partir dessas constatações e pensando o quanto algumas profissões nos ajudam durante nosso dia a dia e foram vitais em todo o processo pandêmico, os professores viram a necessidade de aproveitar essa curiosidade para, através do brincar e da ludicidade, colocá-las frente a realidade, trabalhando com a empatia, o agradecimento, a valorização e a admiração dos super-heróis da vida real.

Assim, durante o período de 25/10/21 a 12/11/21 a equipe docente da turma de crianças pequenas – C, do turno vespertino, desenvolveu o Plano Docente “Heróis sem capa, os heróis da vida real”, que culminou com a visita de alguns profissionais referidos nas atividades. Distribuídos nos dias da semana, médico (a), veterinário (a), policial (a), profissionais da coleta de recicláveis, assistente social e professor (a) foram até o CEIM conversar com as crianças, falar sobre sua profissão e seu papel social desempenhado no auxílio à comunidade.

Nesta quarta-feira, dia 10/11/21, foi realizada a atividade “trilha dos super-heróis”, na qual as crianças seguiram as pistas escondidas pelas professoras, e através das dicas anotadas e objetos encontrados, descobriram os heróis que nos ajudam na vida real. A trilha terminou com a descoberta da profissão de professor, que é a profissão que forma todas as outras profissões e que as ajuda a construir seu conhecimento.

No final da atividade, as crianças encontraram a professora que foi especialmente convidada para este importante momento, a secretária municipal de Educação, Astrit Tozzo, que lhes esperou pessoalmente e falou da importância da profissão de professor para as crianças e a sociedade. “É um prazer e uma alegria poder participar deste momento e compartilhar com as crianças algumas reflexões sobre essa profissão tão admirada e fundamental para a sociedade”, disse a secretária. As crianças entregaram cartinhas e uma lembrança como forma de agradecimento a esse profissional tão amado por eles e tão comprometido.