EBM Jardim do Lago apresenta projeto de leitura

A Escola Básica Municipal Jardim do Lago, do bairro Efapi, realizou na tarde desta segunda-feira, 22, uma reunião, em formato online, para entrega do projeto de leitura produzido pelo grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além disso, foi realizada a exposição das atividades e oficinas ministradas pelos pibidianos ao longo do ano letivo de 2021.

As atividades foram desenvolvidas na modalidade online, com momentos síncronos e assíncronos, devido ao contexto pandêmico da COVID-19, e organizadas para aproximar o grupo de discentes do PIBID ao contexto escolar. Os planejamentos, escrita do projeto de leitura e aplicações de oficinas foram realizados com turmas de ensino fundamental II - 6°,7° e 8° anos - durante o ano letivo de 2020/2021.

Para a coordenadora do programa, Aline Daga Cavalheiro, o PIBID é um dos programas que mais articula o trabalho da universidade com as instituições educativas. “Além disso, a proposta trabalha pelo ‘fazer com’, para que a formação dos pibidianos seja feita com alunos, com os professores, com os gestores, proporcionando, assim, um maior preparo para desenvolver a futura profissão”.

“O PIBID abraçou um dos nossos projetos sobre leitura que se chama ‘Era uma vez no Jardim’ que é permanente e flexível, podendo ser ajustado às necessidades da instituição, trabalhando com temas variados. Ele foi desenvolvido do 1º ao 9º ano e o PIBID o aplicou do 6º ao 8º ano. Essa parceria surgiu, pois foram os professores de Língua Portuguesa que buscaram o auxílio e contribuição do programa”, explicou a vice-gestora da EBM Jardim do Lago, Jaqueline Pompeu da Silva Bressiani. “Nossa proposta para os professores é construir os projetos de forma coletiva e a participação dos pibidianos representa a contribuição da sociedade”, concluiu.

Os articuladores de Língua Portuguesa e Matemática participaram da reunião e agradeceram, em nome da Secretaria Municipal de Educação, a parceria que ocorreu entre universidade e escola.