Chapecó tem 3,6 mil vagas sobrando na rede municipal de ensino

A Rede Municipal de Ensino de Chapecó tem 3.638 vagas disponíveis, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira, pelo prefeito João Rodrigues e a secretária de Educação, Astrit Tozzo. Sobraram 1.642 vagas na Educação Infantil e mais de 1,996l vagas no Ensino Fundamental, após o primeiro período de matrículas.

Eles recordaram que alguns pais chegaram a fazer fila nas unidades, com medo de ficarem sem vaga.

“Nós ampliamos as vagas neste ano, temos vagas para todos, mas só não conseguimos garantir as vagas para todos exatamente no local e no turno que os pais desejam, pelo limite de cada unidade. Nossa maior dificuldade é no turno da tarde, no Bairro Efapi”, disse Astrit.

Ela afirmou que cerca de 24 mil alunos já foram matriculados e que uma nova rodada de matrículas será realizada no final de janeiro, para quem ainda não conseguiu vaga.

O prefeito João Rodrigues disse que neste primeiro ano da atual gestão não foi possível construir mais espaços, mas em fevereiro será inaugurado o New Villas, com cerca de 400 vagas, no bairro Efapi.

No próximo ano também está prevista a construção do CEIM Crianças do Agro – Mário Lanznaster, no bairro Efapi, com 1,2 mil vagas.

Também está prevista a construção de um centro infantil, escola básica e ginásio no bairro Desbravador, com 800 vagas. Outra obra é a nova creche do bairro Santa Maria, com 500 vagas.

Outro projeto é dos Centros Multiuso e Escolas de Talento, para atendimento no contraturno, com laboratórios, informática, esportes e artes. Estão previstas unidades nos bairros Esplanada, Santo Antônio, Efapi e São Pedro.

O município também vai apoiar a construção de uma sede para a AMA, com atendimento clínico e pedagógico de crianças autistas.