A SACH Sociedade Amigos de Chapecó, a Administração Municipal e a comunidade do Distrito de Marechal Bormann entregam oficialmente, na próxima sexta-feira (26-01), a nova Base de Operações à Polícia Militar de Santa Catarina. O ato está marcado para as 18hs e contará com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes de entidades e moradores.
Segundo o Prefeito em Exercício Elio Francisco Cella, essa é mais uma obra que reflete o espírito de cooperação e união que existe em Chapecó entre os setores público e privado, em parceria com a comunidade. Iniciativas como essa são inspiradoras e incentivam que as boas ações se multipliquem em prol do bem comum, da segurança e da qualidade de vida dos chapecoenses, complementou.
A Base foi construída numa parceria entre a SACH, a Prefeitura de Chapecó e a comunidade. O terreno, de cerca de 500 metros quadrados, foi doado em forma de comodato pela Distribuidora Graal. A Base da PM era uma reivindicação prioritária da comunidade, por isso recebemos várias ofertas de terrenos dos moradores. O Comando da Polícia Militar definiu a área, entre os terrenos oferecidos, levando em conta algumas variáveis, como fácil acesso, mobilidade, visibilidade e localização, explicou o Presidente da SACH, Luiz Augusto Gemelli.
A SACH investiu na obra física com a ajuda da comunidade, que fez doações em dinheiro e materiais de construção. No total foram investidos cerca de 100 mil reais no espaço, que possui cerca de 80 metros quadrados de área física.
A Prefeitura de Chapecó adquiriu, via processo licitatório, uma caminhonete 0km, modelo Fiat/Toro, ano 2017, e doou ao 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó para auxiliar nas operações e atendimento da Base. O Município investiu R$ 104.750,00.
GPS RURAL
A Base do Bormann e a viatura funcionarão como instrumentos para o projeto GPS Rural, idealizado pela SACH, e executado em parceria com a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA) e órgãos de segurança. O objetivo é auxiliar nas ações de segurança no interior, com a efetivação de Políticas Públicas Integradas com a Comunidade. Atualmente, o projeto conta com a participação da Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER-FRON).
O GPS RURAL é um sistema de Software onde são cadastradas pela SEDEMA as propriedades rurais, as vias de acesso a essas propriedades e pontos de interesse. São adequados para uso em GPS, Smartphone, Tablet e Celulares, permitindo localizar e atender as demandas dos moradores com maior agilidade, reduzindo o tempo de espera e atendimento com a localização rápida das propriedades rurais. Permite também a integração de diversas Políticas Públicas.