O Chapecó Rugby vai ampliar os treinamentos no Complexo Esportivo do Verdão e também cederá 20 vagas para o Projeto Atleta do Futuro (14 a 17 anos) da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer SEJEL- da Prefeitura de Chapecó. De acordo com o Secretário Ivan Carlos Agnoletto a equipe treina aos sábados no campo do Verdão a partir das 14 horas e em fevereiro passará a treinar também terças à noite, após as melhorias na iluminação. O Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico e teve origem na Inglaterra.
Ele é praticado em Chapecó desde 1993, de acordo com o Treinador Riell Carlet, e só não avançou mais devido a algumas paralizações. No entanto ano passado o Chapecó Rugby conquistou o Vice-campeonato Estadual na modalidade Copa do Mundo que envolve 15 atletas e o título do 2º Seven Nacional (sete atletas) disputado no Uruguai.
Segundo Carlet, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados mais fortes neste esporte e Chapecó tem muito ainda a evoluir embora tenha conseguido bons resultados. Em Santa Catarina, Florianópolis tem equipes competitivas, devido agregar argentinos que em seu país tem uma Liga forte. O objetivo para este ano é subir para a série A Brasileira, fato que só não ocorreu por detalhes ano passado. Em fevereiro uma seleção catarinense, com a base de atletas de Chapecó, fará amistoso aqui com time Argentino da divisão principal.
O Chapecó Rugby tinha 35 atletas regulares, número que deve aumentar após o peneirão realizado há poucos dias quando 70 apareceram para a seletiva. Carlet explica que nem todos ficam, mas a base deve ser de 50 atletas, todos de Chapecó. Mas estamos abertos para atletas de outras cidades e regiões, explicou Riell Carlet. No entanto para ficar é necessário que o atleta se dedique. O que conquistamos até aqui foi com muito trabalho e esforço e dedicação é o que cobramos, concluiu o treinador.