Chapecó sai na frente no enfrentamento à Covid e Influenza

A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde divulgou na manhã desta quarta-feira resoluções e novas medidas em relação ao atendimento na rede pública municipal de saúde.

Estiveram reunidos o prefeito em exercício de Chapecó Itamar Agnoletto, o secretário de saúde Luiz Carlos Balsan, o corpo técnico da Secretaria de Saúde, além do secretário de gestão Thiago Etges.

O alinhamento de medidas e providências preventivas se fez necessário considerando o aumento expressivo da busca por atendimentos de usuários com sintomas gripais e respiratórios e para evitar a sobrecarga do sistema, diante da capacidade técnica de atendimento nos serviços da Atenção Primária à Saúde e também da Atenção Especializada.

Fica estabelecido que:

- Os atendimentos eletivos nas unidades básicas de saúde ocorrerão no período da manhã e à tarde serão atendimentos os pacientes com sintomas respiratórios, evitando assim, a circulação dos dois públicos no mesmo ambiente;

- Devem ser mantidos em ambos os turnos os atendimentos clínicos gerais considerados de urgência/emergência e prioritários;

- O atendimento do “Vacimóvel” será integral (manhã, tarde e noite), inclusive final de semana nos períodos matutino e noturno, com vacinas contra a gripe e covid-19, sem necessidade de agendamento, as unidades básicas continuam com a vacinação sendo que o agendamento deve ser no site da prefeitura www.chapeco.sc.gov.br;

- A unidade móvel de testagem rápida será reativada e atenderá no Ambulatório Verdão, para agilizar a detecção e tratamento dos casos de Covid;

- Foram autorizadas contratações de profissionais de saúde para reforço no atendimento e reposição do quadro de servidores em férias e licenças;

O prefeito em exercício Itamar Agnoletto ressaltou a importância das medidas adotadas e colocou que: “Estamos atentos e precisamos ser ágeis na tomada de decisão, cada um deve fazer a sua parte, mantendo todos os cuidados necessários. Estamos tomando essas medidas com o objetivo de facilitar o acesso da população ao atendimento”.

O secretário Balsan reforça que “essa reunião teve caráter preventivo. Temos que estar prontos e capacitados para enfrentar situações desafiadoras; para isso, também, alertamos a população chapecoense para redobrarem os cuidados necessários como evitar as aglomerações, manter o uso da máscara em ambientes fechados, uso do álcool gel e principalmente, ao menor sintoma gripal, procurar atendimento profissional”.

Importante: Essas medidas são válidas e devem ser seguidas até o dia 14/01/2022. As mudanças no cenário epidemiológico e de atendimentos nos serviços de saúde estão sendo reavaliadas diariamente e até o dia 14/01/2022, se necessário, novas orientações serão repassadas.