Estiagem no oeste é tema da visita da Ministra da Agricultura em Chapecó

Na tarde desta quarta-feira, dia 12 de janeiro, a Ministra da Agricultura Tereza Cristina esteve em Chapecó para um encontro com as lideranças políticas e do agronegócio de Santa Catarina.

Tereza Cristina está em roteiro pelo sul do país para ver de perto a real situação dos produtores rurais e criadores de proteína animal que vem sendo castigados pela estiagem que atinge os três estados da região, além do Mato Grosso.

Estiveram presentes, além do Governador Carlos Moisés e do Secretário Estadual de Agricultura Altair Silva, proponente do evento; vereadores, prefeitos e secretários municipais de agricultura do oeste, deputados federais e estaduais, representantes de cooperativas e instituições do setor produtivo, bem como agricultores.

Com absoluta compreensão de seu papel de agregadora, promovendo a cooperação entre os órgãos que dão suporte ao seu ministério a ministra disse que “a agricultura no Brasil é forte, organizada, tecnológica e competitiva, além de sustentável. Fico muito orgulhosa por ver o produto do agro brasileiro nas prateleiras dos supermercados nos países por onde ando divulgando o Brasil e fazendo parcerias fundamentais para nos colocar em elevado patamar mundialmente. Há países com agricultura do mesmo porte, mas não maiores que o Brasil”

O secretário Altair Silva apresentou ações e programas para aumentar a resiliência hídrica no estado como o “SC Mais solo e água”, que tem o objetivo de cuidar da água e proteger o solo através de isolamento e recuperação de mata ciliar, proteção e recuperação de nascentes, terraceamento e cobertura do solo. O programa oferece um crédito de até R$ 30 mil à famílias de agricultores, sem juros e carência de cinco anos. Além do ”Reconstrói SC” e do “Água para todos”, programas que atendem os produtores do estado com aporte financeiro, prazo e subsídio nas parcelas por parte do governo.

Os recursos disponibilizados pelos programas podem ser acessados através das Secretarias de Agricultura dos municípios.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento do estado, o governo catarinense planeja investimento de R$ 150 milhões para minimizar os impactos da estiagem no meio rural.

Mais cedo a Ministra Tereza Cristina visitou a propriedade rural da família Menegatti, no interior de Chapecó.