Fiscalização sobre a coleta de recicláveis será reforçada em Chapecó

A lei municipal 7551, que disciplina a coleta de materiais recicláveis através de catadores informais e vinculados às Associações ou Cooperativas de Catadores de Chapecó e está em vigor desde outubro de 2021, amparou a pauta da reunião entre a Administração Municipal com a Gerência de Saneamento, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, na tarde de ontem, 14 de janeiro, no gabinete do prefeito.

Ficou definido que a Guarda Municipal, com o apoio das câmeras de segurança próximas dos contêineres, irá agir com mais rigor, intensificando a fiscalização e fazendo valer as medidas de regulação dispostas na lei.

O que vem acontecendo, de maneira crescente na cidade, é a coleta de materiais recicláveis por parte de catadores informais que utilizam tanto veículos de tração manual como automóveis, na sua maioria, em péssimas condições de manutenção o que, além de irregular, causa transtornos ao trânsito e no manuseio dos contêineres acaba danificando os mesmos devido o seu sistema de coleta ser automatizado, uma vez que o dispositivo de travamento não pode ser violado sem provocar a quebra.

“coibir o vandalismo nos contêineres é um grande desafio para a administração por que o catador que sobrevive dos recicláveis necessita coletar, porém nós os orientamos a procurar o setor de saneamento e regularizar a sua situação até o final de fevereiro. Existem programas de apoio a essa categoria para trabalharem de forma organizada e, consequentemente, mais lucrativa e sem riscos” comentou a Gerente de Saneamento Graciela Heckler.

O telefone para entrar em contato com o setor de regularização dos cadastros de catadores é o (49) 3319-3614.

As forças de segurança municipais trabalharão com o suporte da Polícia Militar na apreensão de veículos abordados em ação de coleta irregular bem como averiguação de pessoas em conflito com a lei.